A drenagem linfática é um verdadeiro bálsamo para o corpo

A drenagem linfática é um verdadeiro bálsamo para o corpo

Atualizado: Sexta-feira, 1 Agosto de 2008 as 12

A drenagem linfática é uma técnica de massagem corporal realizada para melhorar a retenção hídrica, drenando o excesso de líquido novamente para os vasos venosos e linfáticos, auxiliando, dessa forma, na eliminação de toxinas retidas nos tecidos. A técnica consiste em movimentos muito suaves que vão lentamente ‘empurrando’ esse líquido novamente para os vasos, para que seja posteriormente eliminado. A drenagem também estimula a regeneração dos tecidos, melhora o sistema imunológico, é relaxante e tranqüilizante, combate a celulite e a gordura localizada e ainda estimula a ação antiinflamatória do organismo.

A drenagem linfática manual corporal é realizada em dois processos, a evacuação, que consiste em desobstruir os gânglios e as demais vias linfáticas, e a captação, que consiste em realizar de fato a drenagem. A drenagem manual é feita a partir de círculos com as mãos e com o polegar, movimentos combinados e pressão em bracelete.

Para que seja realizado de um modo correto e com finalidade científica é importante que o profissional tenha conhecimento da anatomia e funcionamento do sistema linfático e a correta indicação da patologia. A drenagem linfática é indicada tanto para o pré e pós-operatório, quanto de forma preventiva, contribuindo para a qualidade de vida e o bem-estar.

"É importante saber também que essa técnica é contra-indicada para pessoas com infecções agudas, insuficiência cardíaca, trombose, hipertensão, câncer, asma brônquica e bronquite asmática", alerta a fisioterapeuta Tatiana Campos Rocha.  

Postado por: Claudia Moraes

veja também