A forma como andamos pode nos identificar

A forma como andamos pode nos identificar

Atualizado: Segunda-feira, 26 Setembro de 2011 as 9:17

O pé pode ser nossa nova impressão digital. Mas em vez de considerar os relevos da pele, será avaliado o jeito de andar. Um estudo realizado por bioengenheiros de várias partes do mundo – como da Universidade Shinshu, no Japão, e da Universidade de Manchester, no Reino Unido – analisou a pisada de 104 pessoas. No final, os pesquisadores conseguiram identificar os indivíduos com 99,6% de precisão.

Os padrões de pressão dinâmica do pé indiretamente refletem as acelerações de todas as partes do corpo, por isso, o estilo de pisar de cada indivíduo é tão único, assim como os relevos da pele dos dedos da mão. Para a pesquisa, a equipe aperfeiçoou o método de Baropodometria, sistema que envolve um conjunto de centenas ou até milhares de sensores sensíveis à pressão.

Apesar de o estudo ter demonstrado precisão em identificar seus participantes, o método ainda não está pronto para ser implantado em larga escala – por exemplo, em aeroportos, a fim de identificar passageiros. Por enquanto, a técnica de identificação só pode ser aplicada em pés descalços, o que seria impraticável em um aeroporto.

Mas a equipe afirma que, com estudos envolvendo mais participantes, o sistema tende a ser muito útil.

veja também