A prática do exercício físico a dois

A prática do exercício físico a dois

Atualizado: Quinta-feira, 6 Outubro de 2011 as 8:06

Não é de hoje que os médicos recomendam o hábito de praticar exercícios, não necessariamente para ficar em forma e adquirir um corpo escultural mas pelo simples fato de evitar o sedentarismo e manter a saúde.

Infelizmente, muitas vezes por conta do dia-a-dia esse hábito é deixado de lado.A dica para tentar mudar isso é praticar o exercício acompanhado, isso faz com que a preguiça fique um pouco de lado e a prática seja menos cansativa.

Esse incentivo mútuo não só ajuda para o ganho de saúde como pode reforçar o vínculo do relacionamento. Mas não foque somente o momento da caminhada: o tempo que a precede e o que fazer depois dela são igualmente importantes.

Acordar cedo é o primeiro passo, recomendam os preparadores físicos. Durante a atividade física, liberamos hormônios, como adrenalina e dopamina, que nos deixam com maior disposição para enfrentar os desafios do restante do dia.

Alimentar-se uma hora antes, com fontes de carboidratos, como pão integral, frutas ou cereais, é outra providência essencial, assim como a vestimenta adequada - roupas confortáveis e tênis próprios para caminhada. Para os dias de sol, lembre ainda de usar boné. E nunca se esqueça de hidratar a pele e usar protetor solar.

Escolha um local agradável e acessível para praticar sua atividade física antes de dar o primeiro passo. Opte por lugares planos, sem muitos obstáculos e próximos de casa, para que a distância não se torne um empecilho. Bons exemplos são praças e pistas em parques.

Durante a caminhada, é importante respeitar o ritmo de vocês. Segundo o personal trainer Osmar Oliveira, de São Paulo, para pessoas com baixo condicionamento físico, no início a caminhada deve ter duração de dez a 15 minutos, realizada em dias alternados.

A cada semana, pode-se acrescentar de cinco a dez minutos na duração total, até chegar a uma marca de 30 a 60 minutos por dia. "Assim, é possível atingir objetivos, como emagrecer e melhorar a condição cardiorrespiratória", explica Oliveira.

Os passos, segundo o personal trainer, não devem ser muito rápidos, chegando a no máximo sete quilômetros por hora.

Outra dica é beber água durante o trajeto, evitando ficar com sede. "Se chegamos ao ponto de sentir sede, é porque já estamos desidratados", acrescenta.

Quando terminar o percurso, faça um alongamento, principalmente nos músculos que mais foram trabalhados, como os membros inferiores e a lombar. Beba novamente água. Ela é essencial para a reposição de líquidos e sais minerais.

Ao final dessa caminhada gostosa, chame seu par para esticar a experiência e terminar de colocar o papo em dia, tomando um suco ou comendo uma fruta juntos. Pode ser numa padaria próxima ou em casa - o importante é sentar e relaxar um pouco antes de tomar banho e partir para o batente. São minutos que farão toda a diferença para encerrar a atividade física a dois em alto astral. Experimentem e façam disso um hábito. O corpo e o relacionamento agradecem!  

Por Larissa Lessa www.guiame.com.br

Com informações de Terra Fonte da imagem: Dicas de Mulher  

veja também