A primeira visita do bebê ao dentista

A primeira visita do bebê ao dentista

Atualizado: Quinta-feira, 22 Setembro de 2011 as 8:17

O ideal seria que mesmo antes do nascimento da criança, a gestante ou o casal consultasse um odontopediatra. Além de conhecer o profissional, esta consulta serviria para tirar as dúvidas a respeito do desenvolvimento das estruturas bucais, cuidados com a cavidade oral do seu futuro bebê, reforçar a importância do aleitamento materno, entre outras questões.

Caso não seja possível, o ideal seria levar o bebê em uma consulta ainda nos primeiros meses de vida, pois é importante que o profissional examine a cavidade oral para detectar possíveis alterações que muitas vezes aparecem ao nascimento, como freio lingual hipertrófico (língua presa), fissuras ou fendas no palato e lábio, dentes natais ou neonatais (dentes presentes na boca ao nascimento ou logo após o nascimento), etc. Essas alterações podem atrapalhar o aleitamento materno e interferir no desenvolvimento da criança. Dependendo do caso são facilmente tratadas ou necessitam de um acompanhamento periódico adequado.

Além do exame bucal, essa 1ª consulta servirá para esclarecer sobre os cuidados básicos, ou seja, serão discutidos assuntos como dieta, limpeza, hábitos, entre outros.

veja também