Abuse da criatividade e incentive seu filho a comer de maneira saudável

Abuse da criatividade e incentive seu filho a comer de maneira saudável

Atualizado: Sexta-feira, 3 Junho de 2011 as 12:31

Comidas saudáveis nem sempre são fáceis de serem inseridas na alimentação das crianças, legumes, verduras, frutas e grãos são facilmente trocados por salgadinhos, biscoitos e os temidos fast-foods.

A nutricionista Dra. Vanderli Marchiori, alerta que para que uma criança crie hábitos saudáveis em sua alimentação é muito importante o exemplo dos pais, equilíbrio dos nutrientes e uma certa dose de criatividade. “Faça as refeições junto com os seus filhos, estimule o consumo de legumes e frutas e, se possível, prepare os alimentos na companhia deles de forma a mostrar a importância de uma alimentação saudável para toda a vida”, afirma ela.

Outro alerta de Marchiori é a importância de se consumir carboidratos, principalmente os integrais. “Para um bom desenvolvimento, de 50% a 60% da alimentação da criança deve ser composta por carboidratos. Deve-se dar preferência aos integrais, por serem ricos em fibras, ao serem quebrados, atingem a corrente sanguínea mais lentamente, deixando a criança satisfeita por mais tempo”.

Vanderli sugere que os pais incluam, no café da manhã e lanches da escola, pães e biscoitos integrais. “Assim, a criança já vai se acostumando aos grãos. O macarrão, também integral, pode ser consumido no almoço e no jantar com molhos menos calóricos e, se possível, incluindo algum tipo de vegetal em seu preparo, por exemplo: macarrão com brócolis e tomate e macarrão a bolognesa com cenoura”, diz.

Segundo a especialista, esta triste realidade se deve, em grande parte, aos hábitos errados de alimentação. “Na correria do dia a dia, muitas famílias brasileiras priorizam os alimentos práticos, como congelados e snacks, a opções mais saudáveis. 

Por Pollyanna Mattos

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