Abuse do tomate!

Abuse do tomate!

Atualizado: Terça-feira, 6 Maio de 2008 as 12

Você costuma comer tomate todos os dias? A fruta ajuda a proteger a pele contra raios solares e contribui para retardar o envelhecimento, segundo um estudo realizado por especialistas da Universidade de Manchester e Newcastle, na Inglaterra, e apresentada na Sociedade Britânica de Dermatologia Investigativa.

A pesquisa foi realizada com 20 voluntários durante três meses. Dez consumiram 55g de massa de tomate e 10g de azeite por dia, enquanto os outros 10 consumiram apenas 10g de azeite.

Após esse período, foram feitos exames de pele nos participantes. Os cientistas observaram que os voluntários que haviam ingerido a massa de tomate tiveram proteção contra os raios solares aumentada em 33% e maiores níveis de procolágeno, que é uma molécula que dá estrutura à pele e a mantém firme, ajudando na prevenção contra rugas.

"A dieta à base de tomate aumentou o nível de procolágeno na pele significativamente, podendo retardar o envelhecimento da pele", disse a professora Lesley Rhodes, dermatologista da Universidade de Manchester, à BBC.

A pesquisadora disse ainda que não é preciso comer muita fruta. "A quantidade administrada aos voluntários é equivalente à encontrada em algumas refeições à base de tomate", completou.

O antioxidante licopeno, substância que dá a cor vermelha ao tomate, pode ser um dos responsáveis para esse efeito benéfico, segundo o estudo.

Postado por: Claudia Moraes

veja também