Açaí e morango ajudam o cérebro a envelhecer com saúde

Açaí e morango ajudam o cérebro a envelhecer com saúde

Atualizado: Terça-feira, 24 Agosto de 2010 as 8:37

Consumir frutas como morango e açaí, além de nozes, ajuda no envelhecimento saudável do cérebro. Um estudo apresentado nesta segunda-feira (23) na Sociedade Americana de Química demonstrou que esses alimentos ativam uma proteção natural do cérebro que limpa e recicla proteínas tóxicas responsáveis pela perda de memória provocada pela idade.

Os pesquisadores investigaram a maneira como os nervos cerebrais envelhecem a partir da análise de camundongos. Eles descobriram que o envelhecimento compromete a capacidade natural de limpeza do cérebro. Essa limpeza é feita por células chamadas micróglias, que removem e reciclam detritos bioquímicos que comprometem o funcionamento cerebral.

Segundo o médico Shibu Poulose, do Centro de Pesquisa de Nutrição para o Envelhecimento (EUA), um componente natural chamado polifenólico, encontrado em algumas frutas, vegetais e nozes, ajuda a restaurar a função dos micróglias.

- Com a idade, os micróglias começam a falhar. Eles se tornam excessivamente ativos e acabam danificando as células saudáveis do cérebro. Nossas pesquisas sugeriram que os polifenólicos das frutas têm a capacidade de restaurar essa função normal de limpeza. Esses resultados são os primeiros a demonstrar esses efeitos.

Caso as pessoas tenham essa limpeza natural do cérebro comprometida, o corpo não se protege contra inflamações e outros danos oxidantes, o que as deixa vulneráveis a doenças cardíacas, ao câncer e a doenças cerebrais degenerativas.

- A boa notícia é que o polifenólico tem um efeito antioxidante e anti-inflamatório que protege contra as consequências do envelhecimento.

Além do açaí, morango e nozes, essa substância é encontrada em outras frutas e vegetais, em especial aqueles que tenham cores fortes de vermelho, laranja ou azul.

veja também