Acelga ajuda a reduzir níveis de glicose no sangue

Acelga ajuda a reduzir níveis de glicose no sangue

Atualizado: Segunda-feira, 12 Dezembro de 2011 as 8:02

Talvez seja o nome esquisito, mas é bem possível que isto se dê pelo gosto levemente amargo, que desagrada a paladares mais sensíveis. Assim, quando se fala em verduras, é comum logo pensarmos em alface, rúcula, espinafre, agrião e couve, por exemplo. Mas tipos de folha como a acelga acabam ficando em segundo plano, embora sejam bem nutritivas.

Aliás, de acordo com a nutricionista Isabel Guimarães, de São Paulo, a acelga é um alimento quase completo, oferecendo diversas substâncias saudáveis. A presença de vitamina K, inclusive, é essencial não apenas para a coagulação do sangue. Isso porque quando uma pessoa faz um tratamento à base de antibióticos, há chance de prejudicar a absorção do nutriente no intestino. Nesse caso, o consumo de iogurtes com probióticos (as bactérias do bem) e de alimentos ricos na vitamina são capazes de ajudar a normalizar o funcionamento do órgão e a repor a substância.

A acelga conta, ainda, com as vitamina A, C e E. Além de poderosos antioxidantes – elementos que desaceleram o envelhecimento das células, elas são fundamentais para o organismo. Entre outras funções, a vitamina A atua na qualidade da visão, no crescimento dos ossos e na saúde da pele. A vitamina C também contribui para a saúde da pele, fortalecendo o sistema imunológico. A vitamina E, por sua vez, desempenha da mesma forma um ótimo papel na defesa do corpo e na prevenção de doenças inflamatórias.

Segundo Isabel, a folha apresenta propriedades relaxantes, indo muito bem na salada se você deseja amenizar a pressão daqueles períodos de maior estresse. “A presença de magnésio no alimento controla os níveis de cálcio nas células nervosas, mantendo os nervos relaxados. Isso diminui a intensidade da enxaqueca, da fadiga muscular e das câimbras”, explica.  

Alimento tem baixas calorias

Outra vantagem é que a acelga auxilia na redução dos níveis de glicose do sangue, sendo uma aliada no cardápio das pessoas com diabetes. Para quem quer perder peso, também é interessante. Afinal, um prato de sobremesa cheio oferece apenas 10 calorias – cinco a menos que o alface.

Por causa do gosto amargo, se as vantagens nutricionais do alimento ainda não foram suficientes para convencer, vai a dica: não consuma a acelga pura. O melhor é combinar com outros ingredientes da salada ou misturá-la em receitas de tortas de legumes e carnes.

veja também