Acupuntura pode amenizar medo do dentista

Acupuntura pode amenizar medo do dentista

Atualizado: Quarta-feira, 31 Março de 2010 as 12

Para aquelas pessoas que têm pavor de sentar na cadeira do dentista, pode haver uma esperança de realizar um tratamento dentário sem estresse. A aplicação das agulhas de acupuntura em dois pontos estratégicos sobre a cabeça pode reduzir os níveis de ansiedade em pacientes muito nervosos, segundo estudo recentemente publicado na revista Acupuncture in Medicine.

Avaliando 16 mulheres e quatro homens ansiosos, submetidos à acupuntura durante oito diferentes práticas odontológicas, os pesquisadores notaram que "as agulhas induzem o relaxamento e reduz o medo que paralisa algumas pessoas que enfrentam tratamentos dentais". A análise dos escores de ansiedade mostrou que o índice caía de 26,5 para 11,5 cinco minutos após a aplicação de agulhas de acupuntura em dois pontos específicos da cabeça. E a terapia funcionou tão bem que todos os participantes conseguiram seguir o tratamento odontológico até o fim.

De acordo com os autores, as descobertas são importantes porque cerca de 5% dos pacientes nos Estados Unidos e na Europa apresentam ansiedade dentária grave - também conhecida como odontofobia -, e de 20% a 30% têm ansiedade moderada. Ultimamente, diversas técnicas têm sido utilizadas para ajudar os pacientes a superarem esse medo e conseguirem se submeter a um tratamento odontológico, como terapia de relaxamento e hipnose, mas essas técnicas requerem muito tempo e habilidades psicoterapêuticas específicas.

Baseados nos resultados, os autores concluíram que a acupuntura "antes do tratamento odontológico tem um efeito benéfico sobre os níveis de ansiedade em pacientes com ansiedade dentária, e pode oferecer um simples e barato método de tratamento". Porém eles destacam que os resultados precisam ser confirmados em estudos com amostras maiores.

Postado por: Felipe Pinheiro

veja também