Adultos de 20 a 24 anos também terão direito a vacina contra hepatite B

Adultos de 20 a 24 anos também terão direito a vacina contra hepatite B

Atualizado: Quarta-feira, 28 Julho de 2010 as 3:48

Adultos de 20 a 24 anos terão direito a tomar vacina contra hepatite B de graça a partir do ano que vem. Atualmente, a imunização está prevista no sistema público apenas para a faixa etária de 0 a 19 anos. A medida foi anunciada pelo Ministério da Saúde nesta quarta-feira (28), Dia Mundial de Combate a Hepatites Virais. De 1999 a 2009, mais de 96 mil brasileiros contraíram o vírus, a maioria adultos jovens.

A ampliação vai representar um aumento de 163% na quantidade de vacinas compradas pelo governo contra a hepatite B, ou 87 milhões de doses, em relação a este ano.  A primeira etapa de aquisição prevê a compra de 54 milhões de doses ainda em 2010, segundo a pasta.

A vacina para hepatite B passou a ser oferecida pelo SUS (Sistema Único de Saúde) na década de 1990. Ela é oferecida em três doses, tanto para crianças, quanto para adolescentes. Uma vez imunizado contra hepatite B, o paciente também está protegido de ser infectado pelo vírus D.

Exames

O Ministério também anunciou que vai intensificar a oferta de exames para as gestantes que fazem o pré-natal no SUS. Todos os recém-nascidos de mães portadoras do vírus vão receber tratamento para evitar o desenvolvimento da doença, que consiste em vacina e imunoglobinas.

A pasta também aproveita a data para lançar um edital para realização de ações de enfrentamento das hepatites, em parceria com a Unesco, com o intuito de articular melhor os serviços do SUS, estimular o diagnóstico precoce e promover mobilizações contra a doença.

Postado por: Felipe Pinheiro

veja também