Agende-se para parar de fumar

Agende-se para parar de fumar

Atualizado: Segunda-feira, 19 Dezembro de 2011 as 8:22

Na cartilha do Instituto Nacional do Câncer (INCA) com orientações para quem deseja largar o cigarro está escrito: “muitos fumantes acreditam que só poderão parar de fumar se reformularem totalmente sua vida, e ficam imaginando que vai ser tão difícil que é melhor nem tentar”. Sim, parar de fumar não é nada simples quando se é dependente da nicotina absorvida a cada tragada.

Para você que faz parte do contingente de fumantes que deseja abandonar o cigarro e já colocou essa batalha entre as metas a serem perseguidas em 2012, o primeiro passo é se organizar.

O iG Saúde consultou os pneumologistas Ciro Kirchenchtejn, coordenador do centro de tratamento para dependentes da nicotina HelpFumo, e Jaqueline Ota, da Beneficência Portuguesa, de São Paulo, e elaborou uma agenda para orientar a decisão de parar de fumar, com dicas para seguir de um mês antes do dia oficial da parada até a primeira semana. Confira.

30 dias antes - Marque uma data! Essa é a definição mais importante, a que vai nortear todos os próximos meses. De preferência, escolha um dia que possa ser significativo, como o primeiro ou o último dia do mês. - Converse com seu médico e defina se irá tomar medicamentos ou não e quais serão eles - Você come demais? Procure a ajuda de um nutricionista para acompanhá-lo nesse período, assim você evita substituir o cigarro pela comida - Tenha uma conversa franca com quem já tentou parar de fumar e não conseguiu e com ex-fumantes. - Essas pessoas poderão antecipar as dificuldades do período - Escreva em um papel as razões pelas quais quer parar de fumar e leve sempre com você

10 dias antes - Se tiver decidido usar antidepressivos, lembre-se: eles demoram a fazer efeito e devem ser tomados a partir de hoje

5 dias antes - Quando tiver vontade de fumar o primeiro cigarro do dia, adie-o em uma hora - Tente não fumar na primeira hora depois do almoço

4 dias antes - Tente ficar uma manhã inteira sem fumar  - Tome água toda vez que ficar nervoso ou com vontade de fumar - Se a vontade de fumar for muito forte, masque uma chiclete de nicotina

3 dias antes - Inicie um programa de exercícios aeróbios diários - Comece a andar 1 hora por dia - Verifique sua agenda para o dia escolhido - Procure se ocupar o dia todo, mas com atividades de pouco estresse  - Tente permanecer a maior parte do tempo em locais onde seja proibido fumar - Tente ficar uma tarde inteira sem fumar

2 dias antes - Tente passar uma noite inteira sem fumar (a partir das 18h, por exemplo) - Se tiver insônia, tome um copo de leite morno, leia algo agradável ou masque um chiclete de nicotina

No dia anterior - Elimine todo o cigarro que tiver em casa, no trabalho e no carro - Leia em voz alta o papel que escreveu com as razões para deixar de fumar  - Tenha sempre a mão um kit antitabagismo: garrafas de água, chiclete de nicotina, cenouras e frutas para quando der vontade de comer - Se for utilizar o adesivo, já pode colar um sobre o tórax - Faça exercícios de respiração caso se sinta ansioso

No Grande Dia - Remova todas as tentações: cigarros, cinzeiros, etc. - Tenha um dia com pouco estresse, você vai precisar de mais tempo para fazer as coisas - Tenha muita água à disposição - Lembre-se: a vontade de fumar desaparece após 1 ou 2 minutos - Não beba álcool neste mês

Na primeira semana - Nem sempre o primeiro dia é o pior. Às vezes no 4º ou 5º dia algumas pessoas têm a crise mais intensa de abstinência. Aprenda a lidar com a fissura e esteja preparado para dizer NÃO - Como reforço, vale ler o papel com as razões para deixar de fumar

Ops... - Se por algum acaso acender um cigarro, não desista: a primeira coisa a fazer é APAGÁ-LO - Desenvolva alguma estratégia para evitar que isto ocorra novamente - Lembre: basta dar uma tragada para você colocar em risco todo o seu esforço

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