Agrotóxico utilizado como chumbinho é banido do mercado brasileiro

Agrotóxico utilizado como chumbinho é banido do mercado brasileiro

Atualizado: Terça-feira, 6 Novembro de 2012 as 8:34

 

agrotoxicoAldicarbe, agrotóxico utilizado de forma irregular como chumbinho, foi banido do mercado nessa terça-feira, informou a Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária).

Segundo estimativas levantadas pelo governo, o produto é responsável por quase 60% dos 8 mil casos de intoxicação relacionado a chumbinho no Brasil todos os anos. O agrotóxico tem a mais elevada toxicidade entre os ingredientes ativos de agrotóxico até então autorizados para uso no país.

O único produto à base de aldicarbe que tinha autorização de uso no Brasil era o Temik 150, da empresa Bayer. "Trata-se de um agrotóxico granulado, classificado como extremamente tóxico, que tinha aprovação para uso exclusivamente agrícola, como inseticida, acaricida e nematicida, para aplicação nas culturas de batata, café, citros e cana-de-açúcar", informou a Anvisa.

 

Busque alimentos hidropônicos e orgânicos, são livres de agrotóxicos e não prejudiciais a saúde. Faça essa prevenção com a sua saúde e com a da sua família.

Saiba mais sobre os alimentos orgânicos:

Os alimentos orgânicos são aqueles que utilizam, em todos seus processos de produção, técnicas que respeitam o meio ambiente e visam a qualidade do alimento. Desta forma, não são usados agrotóxicos nem qualquer outro tipo de produto que possa vir a causar algum dano à saúde dos consumidores.

 

Benefícios e Vantagens:

- Os alimentos são mais saudáveis, pois são livres de agrotóxicos, hormônios e outros produtos químicos;

- São mais saborosos;

- Sua produção respeita o meio ambiente, evitando a contaminação de solo, água e vegetação;

- A produção usa sistemas de responsabilidade social, principalmente na valorização da mão-de-obra.

Desvantagem:

A única desvantagem é que são mais caros do que os convencionais, pois são produzidos em menor escala e os custos de produção também são maiores.

 

Com informações de Jornal da cidade

Fotos: Google

veja também