Alcachofra faz bem à saúde

Alcachofra faz bem à saúde

Atualizado: Quarta-feira, 27 Fevereiro de 2008 as 12

Figura em pratos sofisticados, a alcachofra não é apenas boa para os olhos e o paladar. Seus benefícios repercutem também em outras áreas do organismo, especialmente quando o assunto envolve queima de gorduras. "A alcachofra é um tratamento natural contra a obesidade", afirma Fernanda Patara, nutricionista da Bionatus.

A alcachofra é na verdade uma inflorescência, parente dos girassóis e das margaridas. Ela chegou à mesa na época do império romano, sendo uma iguaria degustada apenas pelos nobres. Atualmente é fácil o acesso à planta, embora o preço às vezes seja proibitivo. Mas ninguém duvida que sua composição no prato traga beleza à mesa.

Uma iguaria exótica, sem dúvidas, a alcachofra possui, fora a beleza, propriedades que auxiliam o funcionamento do fígado. Além disso, ela facilita a produção da bile, potente substância responsável pela digestão das gorduras que ingerimos. "Até mesmo a água do cozimento da planta torna-se um chá, diurético e que também ativa a digestão", ensina Fernanda. Ao consumir 100g do vegetal estamos ingerindo boas doses de vitaminas do complexo B, potássio, cálcio, fósforo, iodo, sódio, magnésio e ferro.

Como quase tudo que auxilia o fígado é amargo, e aí temos outros exemplos como o boldo e a carqueja, muitas pessoas podem torcer o nariz para o sabor da planta. E é aí que entra o extrato seco da alcachofra, encontrado em cápsulas. "Além da facilidade do consumo, a alcachofra ainda não é um alimento barato e ao alcance de todos, mas suas propriedades terapêuticas continuam intactas através do consumo manipulado", revela a nutricionista. Ainda de acordo com Fernanda, a planta auxilia também na guerra contra o raquitismo e anemias. "Ela é rica em ferro e vitamina C, sendo importante seu consumo para quem tem anemia", finaliza.

Postado por: Claudia Moraes

veja também