MENU

Saúde

Alergia a amendoim é raridade no Brasil

Alergia a amendoim é raridade no Brasil

Fonte: Atualizado: sábado, 29 de março de 2014 às 03:31

Atualmente, mais de 1,5 milhões de americanos sofrem de problemas de saúde decorrentes de alergia aos componentes do amendoim, realidade diferente da situação no Brasil, onde são raros os casos de intoxicação alimentar ocasionados pela ingestão da leguminosa. O possível motivo que explica o grande número de casos nos EUA , segundo a médica especialista em Alergia e Imunologia do Ambulatório de Alergia do Hospital das Clínicas de São Paulo, Ariana Yang, está no fato de que os cidadãos daquele país consomem altas porções de amendoim precocemente. "Nos EUA é comum comer pasta de amendoim antes do primeiro ano de vida, fase em que ainda existe certa imaturidade imunológica e da barreira intestinal. Isso favorece a quebra do mecanismo de tolerância imunológica, com conseqüente aumento de alergia alimentar", explica a profissional.

Ainda não existem pesquisas e estudos que ilustrem os números de brasileiros com intolerância ao amendoim. Porém, se analisarmos o caso particular do Hospital das Clínicas de São Paulo, é possível avaliar o quadro de alergias no país. A médica Ariana informa que os principais diagnósticos registrados no ambulatório em que trabalha ocorrem por ingestão de leite, ovo, camarão, trigo, soja e algumas frutas tropicais. Enquanto isso, a intolerância ao amendoim foi apresentada em apenas dois casos de um total de aproximadamente 300 pacientes avaliados.

Mesmo não sendo usual no brasileiro, a médica esclarece que a leguminosa possui potencial alergênico e, por isso, é necessário ficar atento ao consumo do amendoim e seus produtos derivados. "O importante é que, na suspeita de alergia, se procure imediatamente um especialista. Somente ele poderá fazer o diagnóstico e orientar como tratar uma eventual reação alérgica posterior. O pronto diagnóstico etiológico (da causa) de uma alergia é a melhor forma de se evitar a recorrência dos sintomas", aconselha Ariana.

Postado por: Claudia Moraes

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições