Alho tem atividade antimicrobiana semelhante à dos antibióticos

Alho tem atividade antimicrobiana semelhante à dos antibióticos

Atualizado: Quarta-feira, 13 Abril de 2011 as 11:32

O alho, popularmente usado como tempero na culinária brasileira, também tem propriedades terapêuticas. Durante séculos é usado por diversas culturas no combate a doenças, pois é rico em propriedades antimicrobiana e antiviral, entre outras.

Paulo César Venancio, professor de química do Colégio Técnico de Campinas, da Unicamp, pesquisou os gêneros Allium sativum , comumente consumido no Brasil, e no   Allium tuberosum , muito utilizado na culinária japonesa, e comparou seus efeitos antimicrobianos com os do antibiótico amoxicilina.

Os resultados da pesquisa de Venancio mostram que os extratos dos dois alhos mencionados nas diferentes concentrações utilizadas foram capazes de diminuir de maneira eficaz e comparável à amoxicilina a infecção estafilocócica em ratos. Testes   in vitro   confirmaram a ação antimicrobiana do   A. sativum , efeito que não se manifesta no caso do   A. tuberosum .

“Os antibióticos utilizados são específicos para cada tipo de cepa de bactérias, observando-se cada vez mais o aumento de suas resistências a eles. A ideia foi então a de buscar alternativas junto à natureza que possam vir a somar como possibilidades a mais no controle das infecções bacterianas", afirma o pesquisador.

Venancio enfatiza que, considerando os benefícios, qualquer pessoa pode fazer um extrato de alho. “Basta pegar um dente de alho que pesa cerca de 500mg (meio grama), triturá-lo, colocar a massa macerada em meia xícara de água e deixar por 20 minutos”, diz. Segundo o pesquisador, ao incluir esse chá nas refeições, a pessoa está ingerindo um excelente antimicrobiano. "Fizemos um estudo que pudesse resultar em algo útil e com resultados práticos que podem prontamente ser utilizados pela população", conclui.

veja também