Alimentação correta contra retenção de líquidos

Alimentação correta contra retenção de líquidos

Atualizado: Sexta-feira, 14 Outubro de 2011 as 2:18

Quando o excesso de líquido não é drenado pelo corpo, ele provoca inchaço e aumento de peso.

A retenção de líquido pode ser ocasionada por disfunção hormonal ou problemas renais.

Uma maneira para saber se há retenção de líquido no organismo é pressionar o dedo indicador em uma das pernas e contar até cinco. Ao soltá-lo, se a região ficou esbranquiçada e a pele demorou para voltar ao seu estado anterior, é sinal de que há retenção de líquido no corpo.

Para evitar o excesso de sal e assim acabar com a retenção de líquido, o ideal é substituir o saleiro pelo limão no tempero das saladas.

É importante também evitar a ingestão de alimentos embutidos e enlatados como salsicha, salame, presunto, mortadela e linguiça.

Os queijos amarelos devem ser evitados e substituídos por queijos brancos como o cottage e a ricota.

Molhos feitos com glutamato monossódico, como shoyo e inglês também devem ser evitados.

O importante é beber muita água, em média 2 litros por dia. Além da água, alimentos como melancia, melão, abacaxi, berinjela, suco de limão, agrião, salsinha e tomate também agem como diuréticos naturais.

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