Alimentação e cuidados diários são fundamentais para a formação saudável dos dentes

Alimentação e cuidados diários são fundamentais para a formação saudável dos dentes

Atualizado: Segunda-feira, 15 Março de 2010 as 12

Possivelmente, grande parte da população já ouviu falar que a correta higienização dos dentes e a consulta periódica ao dentista são fatores fundamentais para mantê-los bonitos e saudáveis. De fato, são medidas importantíssimas. O que pouco se divulga, no entanto, é a importância do consumo de alimentos com nutrientes que contribuem para a formação e manutenção da saúde oral, tais como: cálcio, fósforo, magnésio e o betacaroteno, encontrados no leite, iogurte, queijos, peixes, legumes, etc.

"São componentes importantes para o organismo em geral e para a estrutura dos dentes, desde que sejam associados ao uso de escova dental ultramacia, por exemplo, que não machuca as gengivas e não provoca abrasão (desgaste) no esmalte dos dentes", Hugo Lewgoy, dentista especializado da área.

Para o especialista, um dos grandes perigos para a saúde oral é a ingestão de alimentos com acidez. Segundo ele, a grande maioria tem um pH ácido (pH refere-se a uma medida que indica se uma solução é ácida ou não), que pode provocar erosão nos dentes, ou seja, perda de minerais na estrutura dentária que, por consequência, causa perceptíveis mudanças na aparência e na sensibilidade do dente.

"Esse quadro pode se agravar com o uso de escovas dentais com cerdas comuns ou muito duras", alerta Lewgoy, que também lembra a existência de alimentos como o queijo, o leite e o chá-verde, por exemplo, que podem auxiliar na proteção dos dentes se consumidos logo depois dos alimentos potencialmente nocivos (ácidos), pois eles reduzem o nível da acidez e podem contribuir para a remineralização dos dentes.

O mais importante é aguardar um tempo de 30 minutos antes de se escovar os dentes quando se ingere substâncias ácidas, alerta o professor, pois, após este tempo a própria saliva consegue elevar o pH oral e remineralizar os dentes. "A laranja e o limão, por exemplo, são muito ácidos promovendo a diminuição do nível de pH. Ao se ingerir estes sucos deve-se fazê-lo de uma só vez e não ficar ‘bebericando’ com pequenos goles, pois isto dificulta muito a ação da saliva".

Também alimentos à base de sacarose (açúcares de mesa), além dos açúcares encontrados em frutas e nos seus respectivos sucos, alerta o professor, devem ser consumidos com cuidado. "Quanto mais ingerimos açúcar, maior é o tempo em que os dentes são expostos à acidez, podendo ocorrer a rápida perda de minerais e o surgimento de cáries", finaliza o especialista.

Postado por: Felipe Pinheiro

veja também