Alimentação e energia para o seu pai

Alimentação e energia para o seu pai

Atualizado: Quinta-feira, 11 Agosto de 2011 as 9:27

Estudo realizado pelo Centro de Pesquisa Cardiovascular da Universidade de Glasgow, na Inglaterra, revelou que a obesidade nos homens e indisposição aumenta em 75% o risco de ataque cardíaco, independente de terem ou não outros fatores de risco para o desenvolvimento da doença.   A rotina cheia de responsabilidades e compromissos acaba por afetar também o hábito alimentar. Por falta de tempo, muitas vezes deixam de comer ou substituem as refeições por um lanche rápido e pobre em nutrientes.   Uma dieta irregular e pobre em nutrientes faz com que seja cada vez mais comum a queixa dos homens de cansaço, fadiga e falta de ânimo. Mudando os hábitos é possível ganhar energia e disposição.  

Dicas:

8 passos para ter energia e disposição

1.    Não pule refeições e nem fique muito tempo sem se alimentar. Se cérebro depende de glicose para ter energia, quando ficamos muito tempo sem comer entramos em hipoglicemia (pouco açúcar no sangue) e ficamos sem energia e disposição.

2.    Faça pequenos lanches entre as refeições. Opções interessantes de snacks saudáveis são as oleaginosas (castanhas, amêndoas, nozes, etc.), um suco de frutas com proteína de arroz ou frutas com linhaça.

3.    Inclua no cardápio alimentos fontes de carboidrato. O carboidrato é um nutriente energético. É ele quem garante energia para o bom funcionamento do cérebro. Prefira os carboidratos integrais porque a presença das fibras garante uma utilização mais lente e continua da energia. Use pão integral, arroz integral, aveia, quinua.

4.    As vitaminas do complexo B têm importante papel na utilização da energia dos carboidratos. Por isso não deixe faltar no cardápio feijões, nozes, amêndoas e folhas verdes escuras.

5.    Alimentos fontes de magnésio também não podem faltar no prato para termos mais disposição. O magnésio é fundamental para a formação de serotonina e para o bom humor. Coma lentilha, aveia, oleaginosas, sementes de abóbora e melão e folhas verdes escuras.

6.    Evite os excessos de proteína e gordura. São alimentos de difícil digestão e que podem diminuir a disposição especialmente após as refeições. Para melhorar a digestão use um chá de hortelã antes das refeições ou um pouco de vinagre de maçã diluído em água.

7.    Outros alimentos nos deixam ansiosos e agitados como o café e o açúcar. O café por causa da cefeína atua como um testimulando nos dando a falsa sensação de animo, mas em excesso pode piorar os sintomas.O açúcar nos dará energia imediata e logo após uma queda brusca na disposição e por isso também deve ser evitado.

8.   Uma boa noite de sono é importante para que acordemos descansados e dispostos. Tome um chá de camomila, use uma gota óleo essencial de lavanda no travesseiro, deixe o ambiente escuro e com temperatura agradavel.

veja também