Alimentação e exercícios têm mais impacto na beleza do que cirurgias ou maquiagem

Alimentação e exercícios têm mais impacto na beleza do que cirurgias ou maquiagem

Atualizado: Quinta-feira, 4 Novembro de 2010 as 8:56

Quer ficar mais belo? Esqueça as intervenções estéticas ou o arsenal de cosméticos e invista em dietas e exercícios. Um estudo feito pela Universidade de St. Andrews, na Inglaterra, mostrou que uma vida saudável faz muito mais pela aparência do que os tratamentos no consultório do dermatologista. Não pela resposta óbvia - a perda de peso e o aumento da vitalidade - mas pela forma como a comida e a atividade física tazem mudanças sutis à coloração da pele.

- Descobrimos que a cor de pele mais atraente é levemente avermelhada, com um pouquinho de pigmento amarelo, e é mais clara do que o normal - afirma o psicólogo Dave Perret, autor do livro "In Your Face: The new science of human attraction" (algo como "Na sua cara: a nova ciência da atração humana").

Em testes, os participantes do estudo avaliaram fotos de uma mesma pessoa com tons de pele diferente. Com o computador, a equipe do médico Ross Whitehead alterou a cor da fotografias, puxando-as para o amarelho, o vermelho e o azul.

- Percebemos que as pessoas identificavam como mais saudáveis as mistura do vermelho com o amarelo.

Independentemente da raça, os participantes preferiam os rostos mais magros, claros e com nuances de vermelho e amarelo. E, mesmo se os rostos estivessem maquiados, os participantes conseguiam perceber, inconscientemente, quais pessoas não eram saudáveis.

- Mudanças na alimentação e na dieta têm um impacto muito maior na beleza do que qualquer cosmético ou procedimento cirúrgico.

veja também