alimentação equilibrada, sem tirar a sobremesa do cardápio

alimentação equilibrada, sem tirar a sobremesa do cardápio

Atualizado: Quarta-feira, 27 Julho de 2011 as 11:13

O equilíbrio alimentar requer várias outras formas de equilíbrio. É necessário controle emocional, saúde estável com normalidade metabólica e hormonal, uma certa dose de organização e finalmente algum conhecimento sobre nutrição. "Percebemos na prática clínica que o conhecimento nutricional é apenas um item, dentre muitos, para alcançar o equilíbrio alimentar. Via de regra, as pessoas conhecem a maior parte das informações quando orientamos uma dieta, mas têm muita dificuldade em aplicá-las em suas vidas, muito provavelmente devido aos entraves que as outras formas de desequilíbrio podem causar", afirma a endocrinologista Ellen Simone Paiva, diretora do Citen, Centro Integrado de Terapia Nutricional.

Lidar com a ansiedade e com as frustrações, cuidar da saúde e organizar a própria vida parecem problemas mais complexos e difíceis de serem contornados nos dias de hoje, tornando muito sedutora a idéia de uma taça enorme de sorvete para acalmar as emoções e aliviar as tensões. "É preciso ter opções em mente para estes momentos de descontrole ou fuga. Uma opção menos calórica e deliciosa para os dias da semana seria um iogurte desnatado e batido no liquidificador com uma gelatina diet de frutas. Uma sobremesa geladinha, pouco calórica e deliciosa", recomenda Amanda Epifânio, nutricionista do Citen.

Veja a sugestão do Citen: Prepare uma gelatina diet de frutas de forma convencional e deixe gelar. Misture o conteúdo de um copo de iogurte natural desnatado, consistência firme e bata no liquidificador. Distribua o creme resultante da mistura em taças e volte para a geladeira. Sirva gelado e saboreie sem medo. Porção de 120g contém 16 calorias; CHO2,5g- PTN1,6g - Gord 0

Sobremesa na dieta?

"É preciso entender que a sobremesa não pode tomar o lugar do prato principal durante a dieta. Muitas pessoas trocam qualquer prato do cardápio pela sobremesa, deixam de se alimentar para comer doce. Por mais que essas pessoas gostem mais do sabor doce dos alimentos, elas precisam entender que a alimentação deve atender não somente ao prazer de se alimentar, mas também às necessidades nutricionais do corpo", alerta Ellen Paiva, que também é médica nutróloga.  

Esse seria o tão sonhado equilíbrio alimentar, aliar o alimento saudável ao alimento saboroso. "Para tanto, a orientação mais importante é que nós devemos consumir de três a quatro porções de frutas por dia, e estas porções não devem ser abolidas do cardápio, nem substituídas por doces por serem fontes de vitaminas antioxidantes, muito importantes para a nossa saúde", aconselha Amanda Epifânio, que destaca que as frutas podem se transformar em sobremesas deliciosas, como é o caso de uma taça de morangos com adoçante e uma colher de sobremesa de creme de leite light.

Veja a sugestão do Citen: Fatie os morangos em uma tigela e polvilhe adoçante em pó. Misture uma colher de sobremesa de creme de leite light e coma sem culpa. Porção de 150g: 75 calorias; CHO7g - PTN 2g - Gord4g

"Descobrir alimentos saudáveis e saborosos. Esta é mais uma tarefa que pode deixar a nossa vida muito mais interessante e prazerosa. Deixar de lado a idéia de que essas qualidades são antagônicas, que todo sabor é condenado pelo mal que pode causar à saúde e tudo que é saudável não tem graça, por não ter sabor. Precisamos deixar essa visão dar lugar à associação moderna e arrojada do alimento saudável e gostoso", defende a diretora do Citen. Para isto, é preciso aprender a reconhecer esses alimentos e adicioná-los ao nosso cardápio, degustá-los sem culpa, desfrutando dos avanços da Arte Culinária e das Ciências Nutricionais.  

Veja a sugestão do Citen: prepare maçãs em calda descascando-as, picando-as em pedaços grandes e cozinhado-as em panela de pressão por três a quatro minutos, após marinar durante 8 horas em gelatina de framboesa diet dissolvida em água quente. Pode colocar cravo e canela e até um cálice de rum na marinada. Gelar e servir: uma delícia! Porção 120g: 67 calorias; CHO14g - PTN0,4g - Gord0, 4g.

"Quando falamos em sobremesa, a nossa maior preocupação são as calorias adicionadas ao cardápio e isso se torna ainda mais importante quando há dificuldade para controlar o peso. Nesses casos não é o açúcar o maior vilão e sim a gordura, pois é ela que agrega grande sabor e calorias às sobremesas", explica Amanda Epifânio.  

Segundo a nutricionista, quando ingerimos uma torta doce, um sorvete ou um chocolate, o mais calórico ingrediente desses alimentos são as gorduras e não o açúcar. Tanto é que o chocolate diet, aquele que não tem açúcar, é tão calórico quanto o chocolate normal. "Logo, na maioria das vezes, a sobremesa, pode tornar uma dieta muito mais calórica e um pouco menos saudável por conta da gordura saturada e colesterol que ela pode conter. Sempre que possível, devemos trocar os laticínios integrais pelos desnatados, reduzir a quantidade de chocolate proposta na receita ou diluir os ingredientes mais calóricos em leite desnatado", destaca a nutricionista.

Veja a sugestão do Citen: Bata no liquidificador um envelope de gelatina sem sabor diluído em água quente, uma xícara de chá de leite em pó desnatado, ¾ de xícara de chá de suco de maracujá, duas colheres de sopa de adoçante e duas claras em neve. Leve à geladeira em tacinhas individuais e saboreie uma deliciosa mousse de maracujá com menos calorias que uma preparada com frutas. Porção 100g: 66 calorias CHO10g ? PTN6,4g ? Gord 0

Dicas de bem estar

"A melhor saída para quem adora doces e está acima do peso é tentar consumir a sobremesa apenas nos finais de semana, após uma das refeições. Mas é preciso, nessa refeição, reduzir o consumo de gorduras e carboidratos para que a associação da sobremesa não resulte numa refeição muito calórica", recomenda Ellen Paiva. Durante a semana, recomenda a médica, pode-se lançar mão das frutas frescas ou elaboradas com adoçantes, das gelatinas diet, das geléias diet associadas a queijos magros e até mesmo das compotas de frutas diet. "Sempre de olho nas colorias que temos à disposição para aquela refeição e usando de muita criatividade na elaboração do nosso cardápio", diz a endocrinologista.

Veja a sugestão do Citen: Bata no liquidificador meio mamão papaya com um copo de iogurte natural desnatado e um envelope de gelatina diet sabor tangerina. Leve à geladeira em taças de sobremesa e prove uma gelatina diferente, nutritiva e gostosa. Porção 120g: 50 calorias CHO9g- PTN 2,5g Gord 0, 24g

"Uma dieta pode ser saudável, mesmo quando se consome sobremesas todos os dias. Mas para isto, a preocupação não deve ser as calorias ingeridas. No caso das pessoas magras é importante o cuidado com o consumo de gorduras saturadas, gorduras hidrogenadas e colesterol", alerta a nutricionista do Citen. Quando consumimos sobremesas industrializadas - doces, sorvetes e tortas ? estas devem ser avaliadas quanto a esses ingredientes. Atualmente, com o conhecimento do potencial maléfico das gorduras hidrogenadas, as gorduras saturadas voltaram a aparecer em maior quantidade nos rótulos. Numa dieta balanceada, o teor de gorduras saturadas não deve passar de 10% do valor calórico total da dieta. "Gorduras saturadas são encontradas no leite integral, laticínios como manteiga e margarinas, creme de leite e queijos amarelos. A base para a produção dos sorvetes de massa é a gordura saturada. Há variedades com menos gorduras, que devem ser pesquisadas", recomenda a nutricionista Amanda Epifânio.

Veja a sugestão do Citen: Bata no liquidificador 3 xícaras de chá de leite desnatado, ½ xícara de chá de leite em pó desnatado, 1 colher de sopa de amido de milho, 2 colheres de sopa de cacau em pó, ½ xícara de chá de adoçante em pó e 1 colher de chá de essência de baunilha. Leve ao fogo para engrossar, deixe esfriar e misture ½ xícara de chá de creme de leite light. Está pronto um delicioso creme de chocolate com cerca de 130 calorias por porção de cerca de 100ml. Porção 130g: 112 calorias CHO14g - PTN8g ? Gord3,5g  

Um docinho todo dia

"Uma das formas de não sucumbir à tentação do brigadeiro todos os dias e de consumir doces de maneira regrada é justamente incluir o açúcar na dieta de forma mais equilibrada", afirma a endocrinologista Ellen Paiva. Segundo a médica, a melhor forma de fazer isso é não excluir essa iguaria do cardápio e evitar consumi-lo de forma isolada ou em pequenas doses ao longo do dia, dando a falsa impressão de que não se está ingerindo doces.  

Além disso, o cuidado com as várias refeições diárias é fundamental, pois ao abolir ou pular uma refeição, as pessoas estimulam o hábito de beliscar e a ingestão de doces aumenta, impedindo qualquer plano de dieta saudável ou de alcançar o peso ideal. "Ao somarmos as calorias dos vários beliscos diários com o consumo das pequenas formas de doces, poderemos entender o porquê não conseguimos chegar ao peso ideal e deixaremos de afirmar que ganhamos peso, mesmo sem comer muito", conclui a médica.

Veja a sugestão do Citen: Cozinhe a banana prata bem madura no microondas, adicione adoçante em pó e canela em pó. Resultado: um docinho de banana gostosinho para os dias de semana. 1 unidade 80 calorias CHO17g- PTN 0,6g Gord 0,2g

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