Alimentação para a TPM

Alimentação para a TPM

Atualizado: Quarta-feira, 2 Abril de 2008 as 12

Basta se aproximar o dia da menstruação para as mulheres começarem a apresentar mudanças físicas e emocionais. Neste período, as estatísticas mostram que 75% delas sofrem com os sintomas da tensão pré-menstrual, a tão falada TPM .

Muitas delas ficam sensíveis e choram por qualquer coisa, outras sentem dores e notam inchaços no corpo, podendo chegar até mesmo a ganhar peso, além de apresentar irritabilidade, cólicas e cefaléia. Mais comuns do que os homens pensam, estes sintomas que chateiam muitos casais podem ser amenizados com uma alimentação equilibrada.

Neste período, os alimentos integrais são preferenciais, como: arroz, pão, macarrão e os cereais (trigo,aveia,cevada, centeio, etc.) sem esquecer dos grãos (soja,feijão,lentilha e ervilha). Com um maior conteúdo de fibras, eles ajudam o intestino a funcionar melhor, além de serem mais nutritivos. Outros alimentos que devem ser consumidos são: melancia; leite e derivados - desnatados ou com 0% de gordura; e nozes ou castanhas, tomando cuidado com estes, pois são bastante calóricos. Se possível esqueça as frituras e refrigerantes, diminuindo também o sal, evitando assim a retenção de líquido e conseqüentemente o inchaço.

Outro forte sintoma nesta fase é a grande vontade de comer doce, principalmente chocolates. Em sua composição, há a serotonina, uma substância que melhora o humor, ajuda a combater a depressão e ansiedade e estimula os centros do cérebro responsáveis pela sensação de bem-estar. A nutricionista diretora do departamento de nutrição ambulatorial do Hospital Universitário Pedro Ernesto no Rio de Janeiro, Ana Maria Guilar, fala sobre o assunto. "Este período mexe muito com os hormônios; a baixa de serotonina faz com que aumente a necessidade de se comer chocolate", afirma. Porém, segundo ela, é possível substituir a boa e velha barra de chocolates nestes dias que antecedem a menstruação por alimentos mais saudáveis. "Banana com aveia é uma boa saída", sugere.

Postado por: Claudia Moraes

veja também