Alimentação saudável ajuda a prevenir a gripe

Alimentação saudável ajuda a prevenir a gripe

Atualizado: Quinta-feira, 12 Junho de 2008 as 12

Com a chegada do frio, aumentam as chances de contrair uma gripe. Em empresas e escolas, o número de ausências causadas pela doença costuma aumentar. Nesse momento, vale lembrar que a alimentação saudável é um cuidado simples e acessível, que pode ser um grande aliado para prevenir os casos da doença. Um bom modelo a ser utilizado é do prato colorido, apresentado pelo Conselho Federal de Nutricionistas e que reúne alimentos coloridos, variados e equilibrados.

Como se trata de uma infecção causada por vírus, o papel da alimentação é favorecer e aumentar a capacidade de defesa do organismo e prevenir o problema. De acordo com a nutricionista Cláudia Stela Gonzaga, que é conselheira do Conselho Federal de Nutricionistas, para manter a imunidade em níveis adequados é importante que a alimentação seja equilibrada, com a presença de carboidratos complexos, encontrados em massas e amidos, de preferência os integrais, proteínas, preferencialmente as presentes nas carnes magras, leites e derivados com baixo teor de gordura.

É verdade que a Vitamina C também pode contribuir, por causa de sua função antioxidante e aumento imunidade mediante atividade de leucócitos e interferon, além da integridade das mucosas. Ela é encontrada em frutas ácidas, como a acerola e a laranja. Os vegetais verde escuros, quando crus, também são ricos nesse nutriente e também nas vitaminas do Complexo B, ambos importantes para a defesa do organismo. O consumo de uma quantidade adequada de água também é fundamental, por ser alimento vital. "A coloração clara da urina é um bom indicativo de que o corpo está bem hidratado", explica a nutricionista.

Quando a gripe já se instalou, não há remédios que possam curar a doença. Nessa circunstância, o que se pode fazer é aumentar a ingestão de líquidos, frutas e sucos de frutas "in natura". Cláudia lembra que é preciso tomar cuidado com o consumo de gorduras e proteínas em excesso, pois a digestão de tais alimentos exige mais do organismo, aumentando a sensação de indisposição e cansaço.

Postado por: Claudia Moraes

veja também