Alimentação saudável depende do alimento, não dos nutrientes

Alimentação saudável depende do alimento, não dos nutrientes

Atualizado: Sexta-feira, 18 Novembro de 2011 as 8:59

O debate sobre o que constitui uma dieta saudável para o coração foi simplificado, graças a três especialistas em nutrição: o foco está nos alimentos que você come e não nutrientes. As informações são de um estudo feito pela universidade Harvard.

Segundo os pesquisadores, uma dieta saudável se consiste em quatro ou cinco porções diárias de frutas e legumes; três de grãos; duas a três porções de laticínios com pouca gordura; duas a seis de óleos vegetais; duas ou mais porções de mariscos e peixes por dia; e quatro a cinco de nozes e sementes por semana.

Na lista do que não deve fazer parte do cardápio, estão os alimentos com óleo vegetal parcialmente hidrogenado. Carnes processadas, bebidas açucaradas, doces e produtos de panificação feitos com grãos refinados também devem ser consumidos em menor quantidade.

Outra dica útil é a distinção entre carboidratos saudáveis &S203;&S203;e prejudiciais. Basta dividir os gramas de carboidratos do alimento pelos de fibras. Se o resultado for menor que 10, para produtos de panificação, significa que os carboidratos são saudáveis. No caso de cereais, a conta precisa dar 5.

veja também