Alimente-se bem!

Alimente-se bem!

Atualizado: Segunda-feira, 17 Março de 2008 as 12

O segredo de uma refeição saudável está na variedade de alimentos e na combinação entre eles. Além disso, também é importante:

Fazer cerca de cinco ou seis refeições diárias. Não deixar de fazer nenhuma das refeições do dia. Fazer as refeições em ambientes agradáveis e em posição confortável. Evitar discussões na hora das refeições Usar, pelo menos, um alimento de cada grupo em cada refeição. Evitar o consumo excessivo de sal, açúcar e condimentos como pimenta e mostarda. Evitar tomar líquidos durante as refeições. PROTEÍNAS, CARBOIDRATOS, LIPÍDIOS, MINERAIS, VITAMINAS E ÁGUA são chamados de nutrientes. Os nutrientes são as partes do alimento que o corpo utiliza para  a produção de energia, para o crescimento e atividade, para desenvolver e reparar tecidos e para se proteger de doenças.

É possível obter em alimentos comuns e baratos todos os nutrientes que o corpo necessita.

As quantidades de nutrientes que você necessita são conhecidas através de uma avaliação de seu estado nutricional.

Esta avaliação é realizada tendo como base a idade, sexo,  a atividade física e a condição de saúde de cada pessoa.

Grupos de alimentos

De acordo com os principais nutrientes contidos nos alimentos, estes são divididos em seis grupos:

Click no aqui para ver a tabela de nutrientes...

*Fibras: vêm das cascas dos grãos, das cascas e polpas de frutas e do material fibroso dos vegetais. Tem como principal função a regulação do intestino.

**Usar com moderação.

Alimentação completa

Café da manhã

Fruta

Pão

Margarina

Leite

Café ou achocolatado

Lanche da manhã

Fruta

Almoço

Vegetais crus e cozidos

Arroz

Feijão

Carne

Acompanhamento: macarrão, farinha, mandioca, batata, batata-doce, angu, pirão

Sobremesa : Fruta ou doce

Lanche da tarde

Pão

Margarina

Leite

Fruta

Jantar

Igual ao Almoço

Lanche da noite

Leite

Pão

Margarina

Postado por: Claudia Moraes

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