Alimentos de soja aliviam sintomas da menopausa

Alimentos de soja aliviam sintomas da menopausa

Atualizado: Quarta-feira, 8 Setembro de 2010 as 4:35

Depois dos 50 anos é fato, as mulheres entram na menopausa, período em que ocorre redução do hormônio estrógeno no organismo. E as conseqüências e efeitos são muitos: ondas de calor, crises de suor noturnas, alterações de humor, irritabilidade, ansiedade, insônia e desenvolvimento de doenças como osteoporose. Mas essa fase de mudanças pode ser amenizada com uma boa alimentação. Saiba quais os melhores alimentos para serem consumidos nesse período e livre-se de vez dos sintomas da menopausa.

Segundo Karina Barros, nutricionista da Abiad (Associação Brasileira da Indústria de Alimentos Dietéticos e Para Fins Especiais), um alimento que não pode ficar de fora do prato das mulheres que estão na menopausa é a soja, por conter grande quantidade de fitoestrógenos, um hormônio vegetal que exerce efeitos similares ao estrógeno no organismo da mulher. Portanto, muita soja e alimentos à base de soja no seu cardápio. Isso inclui bebidas com extrato de soja, tofu, farinha de soja e amendoim de soja.

Outros alimentos indispensáveis são os vegetais verdes, capazes de evitar a osteoporose, doença bastante comum na menopausa. «Os vegetais verdes são fonte de cálcio, mineral importante para a prevenção da osteoporose. Porém, também deve ocorrer ingestão diária de leite desnatado ou semi-desnatado ou iogurte desnatado, porque auxiliam no equilíbrio da microbiota intestinal e melhoram a absorção do cálcio», explica a especialista.

É importante que as mulheres tenham consciência que nesta fase devem seguir uma alimentação balanceada para reequilibrar as alterações decorrentes do climatério. Por isso, alimentos gordurosos e com excesso de sódio devem ser evitados.

O cardápio ideal...

A especialista indica quais são os melhores alimentos para serem consumidos nas refeições do dia-a-dia das mulheres que estão na menopausa. Confira:

A refeição deve ser balanceada, contendo três frutas ao dia «de preferência de cores diferentes e incluindo uma maçã, que contém grande quantidade de antioxidantes e sua ingestão diária pode exercer efeitos anticancerígenos», diz.

O consumo de duas porções de verduras ou legumes (principalmente os verdes escuros) todos os dias também é essencial. Além disso, a nutricionista recomenda a ingestão de peixe duas vezes por semana e explica que seu consumo aumenta a oferta de ômega 3, gordura antiinflamatória que auxilia no controle de colesterol e triglicerídeos e na prevenção de doenças cardiovasculares.

«Alimentos industrializados, ricos em sódio e gorduras prejudiciais à saúde, devem ser evitados ao máximo. O ideal é que as mulheres aumentem o consumo de água e consumam diariamente soja ou alimentos à base de soja», finaliza Karina.

fonte: Cristina Arcangeli

Postado por: Juliana Melo

veja também