Alimentos para aumentar a sua imunidade

Alimentos para aumentar a sua imunidade

Atualizado: Quarta-feira, 6 Abril de 2011 as 11:19

Época de outono e a melhor maneira de nos prevenir diante das gripes e resfriados que vêm junto com a estação é fortalecer a   imunidade   do nosso organismo. Para isso uma   alimentação adequada   garante saúde e força o suficiente para evitar esses problemas.   Segundo a nutricionista Nathália Guedes, alimentando-se bem e de modo saudável, se garante uma imunidade à prova de fogo. Por isso, confira os nutrientes que melhoram a imunidade:

Gorduras "boas":   Alguns ácidos graxos insaturados têm o poder de melhorar a resposta imunológica quando associado a uma alimentação balanceada. Podemos destacar os Ômega 3 e 6, que têm como principal função a regulação de algumas células imunológicas. Esses nutrientes estão em peixes e castanhas, como nozes, caju e castanha-do-pará.

Carotenóides:   Encontrados principalmente em vegetais e frutas de cor amarela, laranja e vermelha. Ativam o sistema imunológico, logo melhoram a defesa do organismo.

Vitamina E:   Encontrado em alguns óleos vegetais como óleo de milho, soja e no azeite de oliva. Quando ingeridos, melhoram a resposta imunológica. Também é considerado um antioxidante.

Vitamina C:   Tem ação antioxidante e melhora os efeitos da vitamina E, regenerando suas fórmulas de ação quando ocorrem formações de radicais livres. Têm efeitos benéficos principalmente em infecções respiratórias e nas gripes. Fontes: laranja, acerola, limão, abacaxi, mexerica, entre outras frutas ácidas. Zinco:   Tem grande participação no sistema imune, por isso a deficiência dele leva ao aumento de infecções. Fontes: ostras, carnes vermelhas, aves, mariscos e nozes.

Probióticos:   São bactérias benéficas contidas no iogurte, leite fermentado ou vendidas na forma de suplementos, que reforçam o sistema imune.

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