Alimentos que contêm fosfatos podem causar doenças no coração

Alimentos que contêm fosfatos podem causar doenças no coração

Atualizado: Quinta-feira, 6 Outubro de 2011 as 10:14

Você é mais um daqueles que não resistem a uma parada no posto de gasolina para comprar um monte de comidinhas? Apesar de já saber que essa não é a melhor forma de alimentação, não existe quem não caia nessa tentação de vez em quando. Mas se você tem algum problema de coração, tendência familiar ou simplesmente não quer vir a sofrer com ele, saiba que os alimentos ricos em fosfatos – e entre eles estão os doces e bolos industrializados, bebidas energéticas, carnes e alguns tipos de produtos derivados do leite – não fazem nada bem para esse nosso órgão vital.

A constatação surgiu de uma pesquisa feita pela Universidade de Shefield, no Reino Unido. No estudo, três grupos de ratos foram alimentados, cada um, com um uma dose diferente do elemento. Após 20 semanas, os animais foram analisados. Os pesquisadores descobriram que os ratos que receberam uma alimentação mais rica em fosfatos tiveram 40% a mais de sinais de problemas cardíacos, como entupimento nas artérias e inchaço.

Afinal, o que são fosfatos? Segundo a nutricionista Viviani Ortiz, de Minas Gerais, se trata de um composto químico utilizado para dar mais maciez ao alimentos. “Em bolos, ele confere um aspecto mais fofinho. Carnes industrializadas ficam mais tenras”, afirma. “Algumas indústrias de queijo adicionam fosfato aos produtos para manter o formato das peças”.

Mas, de acordo com a nutricionista, não há motivo para alarde, o que é uma boa notícia já que ele está presente em quase tudo. “Um pouco de fosfato ajuda na constituição de ossos e dos dentes”. Para ela, o aviso serve para quem tem histórico de doenças cardíacas ou que sofre com doenças renais sérias.

veja também