Alimentos que controlam a ansiedade

Alimentos que controlam a ansiedade

Atualizado: Quarta-feira, 6 Abril de 2011 as 11:37

A   ansiedade   é um sintoma de mal estar típico da atualidade. As pessoas mal têm tempo para si próprias, e vivem preocupadas e angustiadas, seja pelo trabalho, filhos, contas, famílias e demais problemas e responsabilidades.   Isso acaba prejudicando a saúde mental e a do organismo. Para isso, existem alimentos que podem ser ingeridos ao longo do dia que podem amenizar os efeitos do estresse e da ansiedade.

Alimentos ricos em   triptofano , que é uma substância responsável pela sensação de bem-estar, são uma ótima opção para o café da manhã. Nele estão incluídos o leite e seus derivados, como queijo branco e iogurte desnatado, também o abacate, entre outros.

Também dê exclusividade aos   carboidratos , como pães, cereais integrais, arroz integral, massas integrais; sementes como nozes, castanhas, lentilhas também são indicadas. Além de   calmantes   naturais como o maracujá, a camomila e erva-doce podem ser incluídos os peixes, que contém o ômega 3, também responsável por ajudar o sistema nervoso central.

Outras sugestões: o talo da alface ameniza a irritação, porque contém uma substância que chama lactucina e também funciona como um calmante. Alimentos ricos em fibras, encontrados em castanhas e também na aveia, combatem a ansiedade e a depressão.

Mas é preciso ficar longe dos vilões, que têm o potencial inverso - aumentam a ansiedade e o nervosismo, porém num primeiro momento "enganam". É o caso do chocolate, por exemplo, que instantaneamente promove uma sensação de relaxamento e alívio, mas depois a sensação de ansiedade vem muito mais intensa. Outros vilões que agem da mesma forma são o café, açúcar, o álcool, o refrigerante, cigarro, que são elementos estimulante e podem aumentar a sensação de estresse, por isso o ideal é evitá-los e substituí-los pelos alimentos e bebidas indicados.    

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