Alivie o estresse no ambiente de trabalho

Alivie o estresse no ambiente de trabalho

Atualizado: Terça-feira, 29 Abril de 2008 as 12

O corre-corre deixa você sem tempo para fazer nada, muito menos para pensar em qualidade de vida? Muitas pessoas estão nessa situação. O mercado de trabalho exige cada vez mais e o desemprego assusta. Entretanto, é possível e necessário mudar. De acordo com a vice-presidente de Eventos e Relações Internacionais da Associação Brasileira de Qualidade Vida, Cecília Cibella Shibuya, muitas vezes os profissionais deixam de lado a qualidade de vida e a família para se dedicar ao trabalho e essa atitude deve ser mudada urgentemente. "Saber equilibrar o lado pessoal e o profissional é importantíssimo, uma vez que nos leva a enxergar a vida de forma mais prazerosa e saudável", acredita.

Cecília também explica que a mudança é um processo diário e freqüente. "Entendemos que existem algumas pequenas dicas que podem ser colocadas em prática em cinco minutos e nos levam a aliviar o estresse diário, principalmente aquele tão comum no ambiente de trabalho", diz.

O primeiro passo deve ser você dedicar algum tempo do dia a si próprio. "A mudança pode ser gradativa e cotidiana", explica. "Se, em vez de pular da cama já estressada, a pessoa passar a se espreguiçar e levantar com calma, vai se sentir melhor. Se passar a dormir mais e dedicar mais tempo a alguma atividade que lhe dê prazer, com certeza constatará que estará rendendo mais no final do dia", completa.

É importante que o tempo e a vida não sejam inimigos, como acontece muito. É preciso ter prazer no que se faz e sentir-se menos pressionado. "Felizmente, o empresariado já está se conscientizando de que um funcionário menos sobrecarregado é mais produtivo e poderá ficar mais anos na empresa, em vez de produzir muito em apenas um curto período, pois doente ele não rende nada e ainda traz prejuízos para a empresa e a própria família", comemora.

Dicas do que se pode fazer em cinco minutos para ter qualidade de vida no trabalho:

Pare, faça uma pausa; Respire fundo e solte o ar devagarzinho; Fique em pé, se movimente um pouco; Se for possível, vá até o banheiro, lave o rosto e molhe a nuca; Ingira líquidos. A hidratação é muito importante; Espreguice-se. Faça movimentos com a perna e braços para ajudar a circular o sangue; No calor, não esqueça de se hidratar e coloque vestimentas leves; Se tiver uma bolinha anti-estresse, faça movimentos com as mãos e com os pés. Outras dicas:

Planeje; Seja organizado; Compartilhe; Coloque limites; Trabalhe em equipe; Se puder, delegue tarefas; Estabeleça metas; Saiba lidar com diferenças.   

Postado por: Claudia Moraes

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