Alongamento é aliado importante da malhação

Alongamento é aliado importante da malhação

Atualizado: Segunda-feira, 26 Julho de 2010 as 12

No inverno, o alongamento deve estar ainda mais presente no seu dia a dia - seja apenas para mexer o corpo, que costuma ficar contraído nesta época do ano, ou para evitar lesões na prática de atividade física.

“Um bom aquecimento é mais importante do que nunca antes do exercício para ‘despertar’ o corpo”, conta Marco Antonio Ferreira, professor de educação física da Academia da Praia.

Além disso, uma pesquisa feita na Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) comprovou que exercícios de alongamento, sem uso de carga, aumentam a massa muscular.

De acordo com Eliane Coutinho, autora do estudo, alongamentos durante 60 segundos e com intervalos de 30 segundos aumentarem o comprimento do músculo e também a área muscular (diâmetro da célula muscular).

Mas o exercício de alongamento feito antes da musculação trabalha apenas os componentes elásticos do músculo, que voltam ao normal após a prática da atividade. Já alongamentos como o praticado no pilates conseguem gerar uma adaptação plástica permanente nos músculos.

“O pilates, por meio de alongamentos lentos, estimula a síntese de proteína que faz com que o músculo aumente sua área. Outra vantagem é que os exercícios são funcionais, o praticante pode usar no dia a dia o que faz nas aulas e isso ajuda a manter a massa muscular adquirida”, relata Coutinho. Ela destaca ainda que a prática diária ou três vezes por semana geram o mesmo efeito nos músculos.

Postado por: Felipe Pinheiro

veja também