Alongue-se e minimize as dores na coluna

Alongue-se e minimize as dores na coluna

Atualizado: Sexta-feira, 12 Fevereiro de 2010 as 12

No title Com a rotina do dia-a-dia, as costas, nuca e os ombros são os mais afetados por causa do estresse. Resultado da má postura, provocada pelo descuido com o jeito de sentar. É preciso ficar de olho na coluna, nada de relaxar!

O problema é ainda maior para aqueles que trabalham em frente ao computador. O maior erro é curvar a cabeça para frente. Esse movimento faz com que afunde a parte inferior das costas e da costela, formando uma corcunda entre o pescoço e costas. Para evitar o problema, vigie suas costas e tente manter a coluna reta, rente ao encosto.

No trabalho, experimente mudar de posição a cada hora. De vez em quando, levante, espreguice e dê uma voltinha no escritório. Evite segurar o telefone no ombro para escrever enquanto fala. De preferência, use um telefone com fone de ouvido e microfone.

O jeito é exercitar e alongar! Comece com exercícios simples de alongamento e relaxamento. São hábitos cotidianos que previnem dores e tensões. Faça movimentos suaves e lentos para não se machucar.

Durante o banho, baixe a cabeça e deixe a água quente cair na região da nuca. O giro de cabeça tem efeito relaxante para os músculos. Se quiser reforçar o relaxamento, jogue um pouco de sal grosso na água.

Outra opção é endireitar-se na cadeira e levantar as mãos bem acima da cabeça. Alongue tudo! Faça várias vezes ao dia.

Por Natália Vizza

veja também