Altura pode influenciar no aparecimento de varizes

Altura pode influenciar no aparecimento de varizes

Atualizado: Segunda-feira, 4 Abril de 2011 as 9:34

Não há uma predisposição racial para as varizes, mas sim de gordura corporal e altura, afirmou o cirurgião vascular Pedro Puech logo após o Bem Estar desta terça-feira (29). Segundo ele, quem já operou pode ter que passar de novo por uma cirurgia, pois o problema é reincidente.

Em geral, levam alguns anos para aparecer novas varizes. A hora de passar pela operação é quando os sintomas começam a aparecer e a circulação fica comprometida. Para o médico, idade não é determinante para o procedimento, mas isso é um profissional que deve decidir.

Puech também disse que mulheres grávidas têm mais veias dilatadas porque o útero, quando cresce, atrapalha a volta do sangue das pernas para o coração. Depois que o bebê nasce e a mãe volta a caminhar, a situação se normaliza.

O médico explicou, ainda, que não há alimentos que previnem as varizes, pois elas dependem da posição e da movimentação do corpo. A relação com a comida é indireta, ou seja, com a obesidade, que dificulta a mobilidade das pessoas.

De acordo com Puech, exercícios pesados não causam varizes. Além disso, ele falou que crianças não apresentam o problema porque o caminho do sangue pelo corpo é menor. Nos casos mais graves, esclareceu na sequência, essa dilatação pode causar úlceras (feridas) na pele.

Por fim, o cirurgião vascular comentou que ficar com as pernas cruzadas não é perigoso, mas sim se manter sentado por muito tempo.  

veja também