Amazonas tem quase 20 mil casos de dengue

Amazonas tem quase 20 mil casos de dengue

Atualizado: Sexta-feira, 11 Março de 2011 as 8:28

A epidemia de dengue no estado do Amazonas toma proporções preocupantes. Dez mortes já foram confirmadas por dengue no estado, em balanço divulgado nesta quinta-feira (10) pela Secretaria de Saúde do Amazonas. É mais que o dobro do que o número de mortos em todo o ano de 2010, quando houve 8 mortes.

Das dez mortes, oito ocorreram em Manaus, uma em Tefé e a última em Novo Airão. Há mais três mortes em investigação.

Segundo o levantamento, foram notificados 19.945 casos de dengue em todo o Estado de janeiro deste ano até o dia 4 de março.

Do total, 14.404 ocorreram em Manaus e 2.159 em Tefé. Cerca de 99% dos casos são de dengue clássica e apenas 1%, ou 151 casos, são de dengue grave, conforme o balanço.

Quatro sorotipo de vírus

Um dos fatores que impulsiona a epidemia é que os quatro sorotipos do vírus da dengue circulam simultaneamente na capital Manaus. É a primeira vez que isso acontece no país.

A presença do sorotipo 4 (DEN-4), também pela primeira vez em uma epidemia no país, preocupa especialistas, como o coordenador do Centro de Virologia da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo em Ribeirão Preto, Luis Tadeu Figueiredo.

- A circulação dos quatro sorotipos ao mesmo tempo é um fato inédito. O sorotipo 4 só foi identificado até agora no Norte. É o último grau que a disseminação da dengue pode chegar. É um sinal ruim, porque significa que vamos ter mais casos graves de dengue.

O Ministério da Saúde autorizou um repasse de R$ 3,7 milhões para o Estado. Os recursos, que sairão do Fundo Nacional de Saúde para o Fundo Estadual de Saúde do Amazonas, servirão para ações de vigilância sanitária.

veja também