Analgésicos podem aliviar dor emocional, diz pesquisa

Analgésicos podem aliviar dor emocional, diz pesquisa

Atualizado: Sexta-feira, 28 Outubro de 2011 as 9:37

Todo mundo já teve um coração partido, ficou chateado com algum acontecimento ou sofreu de dor-de-cotovelo. Mas, para essas dores não tem remédio que ajude. Será? Um estudo da University of Kentucky comprovou que a dor física e a emocional podem ter os mesmos processos neurais e de comportamento.

Com isso, o grupo de psicólogos sugeriu que o paracetamol - um analgésico que atua no sistema nervoso central e é muito usado para dores em geral - seja usado para aliviar a dor oriunda da rejeição e outros contratempos pessoais.

Foram feitos dois experimentos, com participantes que tomaram paracetamol ou placebo, diariamente, durante três semanas. O analgésico reduziu os relatos de dores de ordem social.

Os pesquisadores então fizeram ressonância magnética para medir a atividade cerebral dos participantes e constataram que o paracetamol reduziu as respostas neurológicas para rejeição social, atuando em regiões do cérebro relacionadas a angústia e a dor física.

Os resultados ainda não são conclusivos e sempre é bom lembrar que medicamentos devem ser tomados de acordo com a prescrição médica.

Foto: Getty Images

veja também