Angelina Jolie fez retirada dos seios para evitar câncer de mama.

Atriz retira os seios para evitar câncer de mama

Atualizado: Terça-feira, 14 Maio de 2013 as 3:05

 

Nesta terça-feira (14), o mundo todo foi surpreendido com a declaração da atriz Angelina Jolie, através de um artigo publicado no The New York Times, sobre o procedimento de mastectomia dupla preventiva, que consiste na cirurgia de retirada dos seios.
 
A atriz de 37 anos tomou essa medida porque, segundo seu médico, ela possuía o gene "falho" BRCA1, o que aumenta significativamente o risco de desenvolver câncer. A atriz tinha 87% de chances de contrair câncer de mama e 50% de ter câncer de ovário.
 
"Minhas chances de desenvolver câncer de mama caíram de 87% para 5%. Comecei com os seios, já que meu risco de câncer de mama é mais alto que meu risco de câncer no ovário, e a cirurgia é mais complexa", afirma ela.
 
Com essa iniciativa, a atriz e estrela de muitos filmes, está escrevendo sobre o procedimento, na esperança que outras mulheres possam se beneficiar de sua experiência.
 
"Eu não me sinto menos mulher, me sinto mais forte e tomei uma decisão importante que não diminui em nada minha feminilidade", declarou a atriz, que iniciou o procedimento em 2 de fevereiro. A última intervenção cirúrgica foi a reconstrução dos seios através de implante.
 
angelina jolieA mãe de Angelina lutou contra o câncer durante quase uma década e morreu aos 56 anos.
 
Segundo a atriz, a decisão de fazer a mastectomia não é fácil, mas ela está feliz por tê-la tomado. "Eu posso dizer aos meus filhos que eles não precisam ter medo de me perder por causa do câncer de mama", revelou.
 
Atualmente a reconstrução mamária junto com a mastectomia é comum no Brasil. A tendência atual é fazer as duas cirurgias ao mesmo tempo, retirando a mama afetada pelo câncer e fazendo a reconstrução no mesmo ato. Mas o teste para detectar a mutação genética BRCA1, custa mais de US$ 3 mil dólares nos Estados Unidos, o que é um grande empecilho para a maioria das mulheres
 
 
Com informações de: Vila Mulher

veja também