MENU

Saúde

Ansiedade e incerteza podem causar rejeição a ideias criativas

Ansiedade e incerteza podem causar rejeição a ideias criativas

Fonte: Atualizado: sábado, 31 de maio de 2014 às 09:19

A explicação para isso pode estar em um novo estudo conduzido por psicólogos das Universidades da Pensilvânia e Cornell, nos Estados Unidos. A pesquisa descobriu uma relação entre a capacidade de identificar soluções criativas para problemas e os níveis de incerteza e ansiedade apresentados por quem precisa tomar essas decisões. 

O estudo identificou que, antes de dar início aos testes, a grande maioria dos estudantes que fizeram parte da pesquisa associava a criatividade a conceitos positivos. No entanto, quando os participantes estavam incertos e ansiosos durante os experimentos, essa percepção tendia a mudar. "Se eu lhe perguntar agora se você é capaz de pensar em uma ideia criativa para solucionar um problema, você ficará em dúvida", exemplifica a professora Jennifer Mueller, da Universidade da Pensilvânia.  

Ou seja, na maior parte das vezes em que é preciso desenvolver soluções inovadoras, a pressão para entregar resultados gera incerteza e ansiedade em quem deve identificar essas ideias. E essa incerteza pode fazer com que os líderes rejeitem saídas criativas. 

Em um dos experimentos, os autores criaram dois grupos de alunos: um deles recebeu a notícia de que após a pesquisa alguns estudantes iriam ganhar dinheiro extra por meio de um sorteio - criando incerteza entre os mesmos - e o outro, não. O grupo de incertos associou subconscientemente termos como "criatividade", "originalidade" e "inventividade" a palavras de conotação negativa, como "inferno", "veneno" ou "podre". O mesmo não aconteceu com o outro grupo, que continuou a associar a criatividade a termos positivos.  

A chave para evitar essas "armadilhas" subconscientes em empresas, segundo os autores, é prestar mais atenção nas razões pelas quais as ideias são rejeitadas, e não apenas no processo de inovação e desenvolvimento de novas soluções.

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições