Anvisa quer frases de alerta em bulas e rótulos de remédios

Anvisa quer frases de alerta em bulas e rótulos de remédios

Atualizado: Terça-feira, 28 Dezembro de 2010 as 11:59

As embalagens e as bulas de medicamentos deverão trazer frases de alerta quanto ao uso correto das substâncias dos produtos. Essa é a proposta da Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária), que publicou nesta segunda-feira (27) uma consulta pública para receber sugestões sobre o assunto.

Segundo informações da agência, além das frases de advertência, que trazem precauções, contraindicações críticas e medidas que favorecem o uso correto dos medicamentos, o documento propõe que também seja informado o grau de risco para uso durante a gravidez e aleitamento. A proposta traz uma lista com as frases que serão utilizadas nas bulas para pacientes, nas bulas para profissionais de saúde e na rotulagem.

A agência quer que as bulas tragam essas frases em negrito e com tamanho de fonte nunca inferior ao utilizado no restante da bula. Nas embalagens, as frases devem vir com dimensões que permitam fácil leitura e em negrito ou letras maiúsculas. Já as farmácias de manipulação devem utilizar etiquetas ou rótulos nas embalagens com as informações necessárias.

veja também