MENU

Saúde

ANVISA reforça controle de passageiros vindos de países do Mercosul

ANVISA reforça controle de passageiros vindos de países do Mercosul

Fonte: Atualizado: sábado, 29 de março de 2014 às 3:30

Viajantes que chegam da Argentina, Chile, Paraguai e Uruguai terão de preencher documento com informações sobre o estado de saúde. Medida facilitará acompanhamento de possíveis casos suspeitos da doença

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA) anunciou nesta segunda-feira, 22 de junho, novas medidas para reforçar a vigilância em portos e aeroportos de todo o país, devido ao aumento do número de casos de Influenza A (H1N1) em países vizinhos do Brasil. Para isso, o país vai aumentar o alerta em todas as entradas do país para detectar, diagnosticar e encaminhar para tratamento casos de pessoas suspeitas de estarem infectadas pelo vírus. O anúncio foi feito pelo diretor de Portos, Aeroportos e Fronteiras da ANVISA, José Agenor Álvares da Silva, durante a reunião diária do Gabinete Permanente de Emergências de Saúde Pública (GEI), ocorrida na sede do Ministério da Saúde. A seguir, as principais medidas anunciadas pela ANVISA:

1 - A adoção da Declaração de Saúde do Viajante (DSV), harmonizada entre os Estados Partes do Mercosul, para monitoramento de todos passageiros que chegam ao país. A declaração vai permitir um acompanhamento mais rápido dos passageiros.

2 - A apresentação do documento será obrigatória para a entrada no país. O formulário será distribuído dentro do meio de transporte e deverá ser apresentado por cada passageiro, inclusive as crianças, cujos pais serão responsáveis pelos dados.

3 - Foram impressos 500 mil formulários que estão sendo distribuídos nos portos, aeroportos e áreas de fronteiras. O tempo médio de preenchimento do documento é de cinco minutos.

4 - As companhias aéreas serão obrigadas a fornecer a lista de passageiros junto com a Declaração Geral da Aeronave no momento da chegada do avião.

5 - Remanejamento de funcionários para fortalecer o controle nos postos de fronteiras com países da América do Sul e no aeroporto Internacional de Guarulhos.

6 - Todas as medidas adotadas anteriormente continuam em vigor. Para ter acesso a todas as medidas de controle adotadas pela ANVISA, para controle da Influenza A (H1N1), acesse o link:

http://www.anvisa.gov.br/divulga/noticias/2009/120509.htm

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições