Anvisa suspende propaganda do iogurte Activia da Danone

Anvisa suspende propaganda do iogurte Activia da Danone

Atualizado: Terça-feira, 1 Julho de 2008 as 12

Instituto Brasileiro de Auditoria em Vigilância Sanitária informa que a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA) determinou a suspensão, em todo país, das propagandas do alimento Activia, da empresa Danone. A medida é válida para todas as propagandas que sugerem o produto como forma de tratamento para o funcionamento intestinal irregular (constipação intestinal).

"Havia nestas peças publicitárias um forte apelo, que levava o consumidor à ter a idéia de que a ingestão do produto é solução definitiva para problemas de constipação intestinal. Quando na verdade, o produto apenas contribui no equilíbrio da flora intestinal", explica Rui Dammenhain, especialista em vigilância sanitária e diretor presidente do INBRAVISA.

No entender do especialista a empresa além de ter que suspender a propaganda, deveria veicular mensagens de esclarecimento a população, um processo similar ao de recall.

A propaganda massiva, inclusive com indicações da quantidade a ser ingerida para o alcance desse resultado, contraria a alegação autorizada pela Anvisa.

Desta forma, o indivíduo pode ser levado a retardar a procura por um profissional de saúde habilitado e o diagnóstico de doenças potencialmente graves que apresentam como sintoma a constipação.

veja também