MENU

Saúde

Ao viajar leve saúde na bagagem

Ao viajar leve saúde na bagagem

Fonte: Atualizado: sábado, 29 de março de 2014 às 03:31

Com a chegada do verão, boa parte da população volta-se aos preparativos para a tão esperada viagem de férias. Mas, antes de fazer as malas, é necessário considerar alguns cuidados com a saúde que vão assegurar tranqüilidade e bem-estar durante o período de descanso. Isso porque todos aqueles que cruzam as estradas, os ares e os oceanos, dependendo do destino, estão sujeitos a doenças infecciosas. Os males podem ir de uma simples diarréia a patologias mais sérias como malária e meningite.

De cada 100 mil pessoas que viajam anualmente, 50% experimentam algum tipo de problema de saúde, de acordo com a Sociedade Internacional de Medicina do Viajante. "Diferentes destinos apresentam diferentes tipos de vírus e bactérias aos quais nosso organismo não está habituado. Com isso, o sistema imunológico demora a reagir e adoecemos mais facilmente", explica a infectologista Eliana Bicudo, diretora da Clidip - Clínica de Doenças Infecciosas e Parasitarias (DF).

Grande parte das doenças que acometem viajantes podem ser evitadas com a imunização. Esse é o caso da febre amarela, da febre tifóide, da hepatite A, da meningite C e até mesmo da gripe. De acordo com a especialista, ao traçar o itinerário o turista deve considerar uma avaliação médica prévia, na qual o infectologista avaliará a eventual necessidade de vacinação. "O ideal é que a consulta seja realizada pelo menos 30 dias antes da partida, até que as vacinas façam seu papel", orienta.

Postado por: Claudia Moraes

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições