Aparelho controla saciedade e evita comida em exagero

Aparelho controla saciedade e evita comida em exagero

Atualizado: Quinta-feira, 10 Novembro de 2011 as 11:57

Aparelho instalado no estômago provoca um estímulo que passa informações ao cérebro de que a pessoa já comeu o suficiente. Especialistas afirmam que a tecnologia pode ajudar obesos a aprender a controlar o peso, sem a necessidade da cirurgia de redução de estômago. As informações são do Daily Mail.

O implante detecta quando o alimento é consumido e envia sinais ao cérebro para criar a impressão de plenitude. O aparelho, que custa cerca de R$ 17 mil, é colocado por meio de cirurgia.

Inicialmente, o uso será aconselhado para o obesos - pessoas com índice de massa corporal de 30 ou mais. No entanto, cientistas dizem que a tecnologia pode ser oferecida também para aqueles que estão acima do peso, para evitar a obesidade.

O Abiliti, fabricado nos EUA, está ligado a um chumbo, um sensor de alimentos e a um eletrodo. Quando alguém come com o implante, o sensor é acionado e envia um sinal para o dispositivo, que envia uma série de suaves impulsos elétricos para o eletrodo. O processo desencadeia alterações hormonais que enganam o cérebro a pensar que o incitam está cheio.

veja também