Aprenda a fazer um curativo em 6 passos

Aprenda a fazer um curativo em 6 passos

Atualizado: Quinta-feira, 14 Janeiro de 2010 as 12

No title No dia-a-dia, todos estão sujeitos a se machucar e é preciso estar preparado para qualquer incidente. Saber fazer um curativo no momento em que o acidente ocorre é imprescindível, pois ele protege a ferida e previne uma grave infecção. Apesar de depender basicamente do tamanho da ferida e do tipo de acidente, é possível ter uma noção básica de como proteger um machucado. Saiba como fazer isso com estas dicas simples:

1- Lave as mãos antes de manipular a ferida e começar o curativo.

2- Limpe o local do ferimento com soro fisiológico ou água corrente.

3- Seque a área em volta do machucado. Cuidado para não esfregar.

4- Passe pomada no local. Muita atenção neste momento, pois é necessário saber qual o medicamento específico a ser colocado a depender do tipo de ferimento. Na dúvida, consulte um médico.

5- Fixe o esparadrapo no local de acordo com o tamanho da ferida. Em certos locais, o esparadrapo não deve ser utilizado, como nas articulações, por exemplo. Nestes casos, utilize ataduras ou gaze. Estas devem ser colocadas de maneira que não afrouxem ou comprimam muito o machucado.

6- Troque seu curativo a cada 12 horas. Assim, ele ficará sempre limpo e permitirá que o ferimento respire melhor.

Importante

Não esqueça que cada caso é um caso. Machucados diferentes têm formas variadas de serem tratados. Portanto, qualquer dúvida deve ser retirada com um médico. Lave as mãos sempre que for mexer no machucado para evitar infecções. A alimentação balanceada cura o ferimento mais rapidamente.

veja também