Aprenda a ler uma bula de remédio

Aprenda a ler uma bula de remédio

Atualizado: Quinta-feira, 14 Janeiro de 2010 as 12

Apesar de as pessoas muitas vezes tomarem remédios receitados pelos médicos ou escolhidos por contra própria sem lerem a bula, é importante destacar a importância dessas informações. Aprenda a ler uma bula para cuidar melhor da sua saúde.

Passos

1) Primeiro, preste atenção na Composição do medicamento. Verifique qual é a droga principal e a quantidade presente em cada unidade. Esta informação será muito útil quando você comprar um remédio com um nome comercial diferente do prescrito pelo médico. Além disso, permitirá saber quanto ingerir, de acordo com a dose recomendada. Verifique também os excipientes (os outros compostos usados na fórmula do medicamento, seja comprimido, tablete e xarope ou outro tipo), já que você pode ser alérgico a algum deles.

2) Confirme a razão pela qual o seu médico indicou esse remédio em Indicações.

3) Em Posologia, cheque a dose que você deve tomar, o que em geral varia de acordo com a idade e o peso. Você encontrará também a maneira de prepará-lo para tomar, como por exemplo dissolvendo o pó em água. Em Posologia você saberá também se deve tomar com água, junto ou separado de refeições etc.

4) Leia sempre as Contra-indicações. Assim você saberá se não pode tomar o medicamento em caso de doenças específicas, gravidez e amamentação, se é permitido tomar com bebida alcoólica ou se existe alguma interferência ou reação com outro medicamento que você está usando. Antes de receitar um remédio, o seu médico já deve ter considerado esses aspectos. No entanto, um olhar atento eliminará possíveis dúvidas.

5) As Reações adversas são a parte mais longa da bula e a que, geralmente, desperta mais receio. Leia com o seu médico ou com o farmacêutico para entender quais efeitos são realmente importantes e qual é a probabilidade de que aconteçam. Não é a mesma coisa se essas reações aparecem em 20% dos pacientes do que em 0,01%. Algumas reações exigem que você suspenda o medicamento. Consulte o médico para saber como agir.

6) Deixe as bulas dos medicamentos que está tomando à mão, já que se você tiver ingerido uma dosagem maior do que a indicada deverá ler o item Superdose. Você saberá como proceder e para que telefone ligar para fazer a desintoxicação (serviços de toxicologia).

7) Verifique como o remédio deve ser conservado (temperatura, umidade e luz). Quando você tiver que guardá-lo na geladeira, preste atenção se deve ser na parte central, na porta, na gaveta ou no freezer.

8) Apresentação indica a quantidade de comprimidos ou mililitros de cada embalagem. Essa informação é importante para saber quanto você deve comprar para fazer o tratamento prescrito pelo médico.

Importante

Leia com luz apropriada ou óculos, se forem necessários, já que a letra é pequena e você pode confundir alguns dados, principalmente numéricos. Nunca guarde um resto de xarope. Jogue fora o que sobrou após terminar um tratamento. A data de vencimento geralmente está na embalagem do medicamento. Indica o mês e o ano. Vence no último dia do mês indicado. Mantenha os medicamentos fora do alcance de crianças. Lembre-se de que nenhuma informação será tão útil quanto a fornecida pelo seu médico.

veja também