MENU

Saúde

Aproveite as férias para perder uns quilinhos e mantenha a saúde em dia

Acelere o metabolismo praticando exercícios saudáveis. Confira

Fonte: Atualizado: sábado, 31 de maio de 2014 às 09:08

 

Os primeiros meses do ano, são propícios para começar uma dieta e perder os quilinhos adquiridos durante as festas de fim de ano. É indicado também para praticar exercícios físicos, o que ajuda a acelerar o metabolismo.
 
O metabolismo é um processo automático do organismo e a velocidade com que as calorias são gastas é determinada geneticamente. 
 
"O exercício é fundamental para quem busca emagrecimento e diminuição da quantidade de gordura corporal", afirma o nutricionista, Dr. Ricardo Zanuto.
 
Conheça cinco exercícios indicados para aumentar o gasto energético.
 
Corrida - correr 30 minutos a 80% da frequência cardíaca máxima promove um gasto energético em torno de 600 kcal. Isso porque a corrida movimenta grandes grupos musculares. Além disso, quanto mais tempo durar a corrida, maior vai ser a liberação de hormônios, como glucagon, adrenalina e cortisol, que promoverão grandes gastos energéticos por até 2 horas depois.
 
Pedalar - promove aumento da secreção de hormônios, como glucagon e adrenalina, que atuam no organismo promovendo maior utilização da gordura como fonte de energia, sendo assim, uma boa escolha para a diminuição da gordura corporal. Pedalar por 30 minutos com a frequência cardíaca em 80% promove um gasto energético em torno de 500 kcal.
 
Dança - a dança promove o movimento de um grande número de músculos, por isso, é uma ótima opção para quem quer, além de se divertir e relaxar do estresse do dia-a-dia, diminuir alguns centímetros. Uma hora de aula pode chegar a gastar em média 350 kcal.
 
Lutas - está no primeiro lugar do pódio. Boxe, Muay Thai e MMA, por exemplo, promovem grande gasto de energia por movimentarem muitos músculos e pela alta intensidade. Em uma hora de aula chega-se a gastar cerca de 800 kcal.
 
Musculação - a musculação é um ótimo exercício físico para aumento de massa muscular, isso por que estimula o aumento da produção de testosterona e diminuição do cortisol. Há maior liberação de testosterona, além de promover maior utilização da gordura corporal como fonte de energia. Também estimula o aumento da massa muscular. Treinos de intensidade moderada podem chegar a queimar cerca de 300 kcal.
 
A alimentação deve ser observada, antes e depois das atividades. "Aposte em alimentos proteicos com baixo teor de gordura, como peixes e carnes magras", conclui o nutricionista Zanuto.
 
 
Com informações de: Vila Mulher

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições