As diferenças do parto normal e da cesariana

As diferenças do parto normal e da cesariana

Atualizado: Quinta-feira, 20 Outubro de 2011 as 1:45

Qual a melhor opção, parto normal ou cesárea? Se você está grávida e não sabe qual é a melhor escolha, o ginecologista e obstetra Dr. Domingos Mantelli Borges Filho explica os benefícios de cada uma.

Se por um lado a rápida recuperação do parto normal e a ausência de cicatriz a seduzem, por outro, o medo da dor e o desejo que o bebê chegue em segurança podem pesar na opção pela cesariana.

 Escolher a forma em que se dará a luz não é tarefa fácil. Segundo o ginecologista, não existe um tipo de parto mais seguro, cada caso deve ser avaliado individualmente por um profissional qualificado. Normalmente tendemos a optar pelo parto normal, que é a maneira mais natural de se dar a luz, porém quando necessária, a cesariana deverá ser indicada.

Veja as diferenças entre parto normal e cesariana e escolha junto com o seu médico qual é a melhor para o seu caso.

Parto Normal: O parto é mais demorado, a alta hospitalar é mais rápida. A sua recuperação é imediata, ou seja, logo após o nascimento poderá levantar, atender o seu filho, banhar-se e alimentar-se sem a necessidade de ajuda, caso tudo ocorra dentro da normalidade.

As complicações próprias do parto normal são menos graves quando comparadas com aquelas advindas do parto cirúrgico. A amamentação do recém-nascido se torna mais fácil e, como conseqüência, mais saudável a ele. A infecção hospitalar é muito menos freqüente no parto normal.

Características da cesariana- A mãe pode decidir o dia do nascimento. A cirurgia é de rápida execução (em torno de 1h). A recuperação da mãe é bem mais lenta. Terá dificuldade em levantar, atender o seu filho, banhar-se e até alimentar-se necessitando da ajuda de alguém. As complicações próprias do ato cirúrgico são mais graves quando comparadas com aquelas advindas do parto normal. A infecção hospitalar, na cesárea, é muito mais freqüente do que no parto normal. As chances de poder ter um parto normal na próxima  gestação são menores.

Converse com seu médico, esclareça suas dúvidas, analise as possibilidades e escolha a opção em que você se sentirá mais à vontade.

veja também