As funções vitais do cálcio

As funções vitais do cálcio

Atualizado: Segunda-feira, 12 Setembro de 2011 as 9:13

Você sabia que a carência do cálcio na dieta pode ser mais determinante para a hipertensão do que a ingestão de sal? Estudo feito por pesquisadores da Faculdade de Saúde Pública de São Paulo registrou também outras funções vitais que esse nutriente desempenha em nosso organismo, além da tarefa conhecida de proteger o esqueleto.

O cálcio compõe 99% da nossa estrutura óssea e participa da contração dos músculos esqueléticos, responsáveis pelos movimentos. Também ajuda a controlar a pressão arterial, por isso recomendado aos hipertensos, e o peso corporal, além de garantir a transmissão de impulsos nervosos no cérebro. Outra função do cálcio é a de auxiliar os diabéticos tipo 2, pois o nutriente melhora o aproveitamento da glicose.

O cálcio é encontrado em abundância e bem absorvido pelo organismo nos lácteos e seus derivados. Também existe em alimentos vegetais como couve, brócolis e feijão, só que menores quantidade e nível de absorção.

Duas colheres de sobremesa de queijo cheddar, dois copos americanos de leite e um pote de iogurte fornecem, separadamente, em torno de 300 miligramas de cálcio. Ao comer quatro colheres de sopa de feijão e três flores de brócolis, 113 e 35 miligramas do nutriente são absorvidos, respectivamente.

Ao longo dos anos precisamos aumentar a ingestão de cálcio por dia:

Para quem não gosta de leite, é alérgico ou vegetariano, é preciso redobrar a atenção quanto à necessidade diária de cálcio e recorrer aos suplementos (sob orientação) ou extrato de soja enriquecidos com o nutriente.

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