Assistir a um filme de terror pode queimar calorias

Assistir a um filme de terror pode queimar calorias

Atualizado: Segunda-feira, 29 Outubro de 2012 as 1:58

 

O novo gênero que toma conta das telas do mundo inteiro pode trazer perda de algumas calorias e ajudar a afinar a silhueta. De acordo com um estudo da Universidade de Medicina de Westminster, filmes de terror podem queimar a mesma quantidade de calorias do que o de uma caminhada.

Pesquisadores da Universidade de Westminster analisaram o gasto energético de espectadores que observaram uma série de 10 filmes assustadores. Para isso, eles mediram o ritmo cardíaco, consumo de oxigênio e produção de dióxido de carbono.  Além de apontar que a adrenalina aumenta o gasto calórico, o estudo mostrou que o medo também acelera a frequência cardíaca.

"Como o pulso acelera e bombeia sangue mais rápido, o corpo experimenta uma onda de adrenalina. É isso o que acontece durante curtos períodos de estresse intenso (ou, neste caso, causado por medo), que é conhecido por diminuir o apetite, aumentar a taxa metabólica basal e, finalmente, gastar um nível mais alto de calorias”, explicou Richard Mackenzie, especialista em metabolismo celular e fisiologia da Universidade de Westminster.

Entre os filmes analisados, O Iluminado, de 1980, foi o responsável pelo maior gasto calórico dos espectadores, com 184 calorias. Em seguida, ficou Tubarão, com 161 e O Exorcista, com 158 calorias. A seguir, confira a lista completa.

1. O Iluminado: 184 calorias

2. Tubarão: 161 calorias

3. O Exorcista: 158 calorias

4. Aliens, O Resgate: 152 calorias

5. Jogos Mortais: 133 calorias

6. A Hora do Pesadelo: 118 calorias

7. Atividade Paranormal: 111 calorias

8. A Bruxa de Blair: 105 calorias

9. O Massacre da Serra Elétrica: 107 calorias

10. [REC]: 101 calorias

 

Com informações de Terra

veja também