Atividade fisica em hipertensos - como prescrever?

Atividade fisica em hipertensos - como prescrever?

Atualizado: Sexta-feira, 30 Julho de 2010 as 8:38

A atividade física é recomendada para a prevenção e o tratamento da hipertensão arterial (HA). A prática regular de atividades físicas de lazer, principalmente vigorosas, reduz em aproximadamente 30% o risco de desenvolvimento da HA.

O treinamento aeróbico reduz a PA clínica sistólica/diastólica (máxima/mínima) de hipertensos em cerca de 7/5 mmHg, além de diminuir a PA de vigília e em situações de estresse físico e mental.Por outro lado, o treinamento resistido, como a musculação, não parece reduzir substancialmente a PA de hipertensos, embora traga outros benefícios à saúde.

Dessa forma, para a prevenção da HA, recomenda-se que todo indivíduo adulto pratique pelo menos 30 minutos de atividade física aeróbica moderada (andar, correr, pedalar ou nadar) em pelo menos 5 dias da semana.

Para um benefício mais específico nos hipertensos, recomenda-se a execução do treinamento aeróbico, que pode ser conduzido com diferentes modalidades, pelo menos três vezes por semana, por pelo menos 30 minutos e em intensidade leve a moderada (40% a 60% da frequência cardíaca).

Esse treinamento deve ser complementado pelo treinamento resistido (musculação), envolvendo 8 a 10 exercícios executados em 1 a 3 séries de 10 a 15 repetições com intensidade leve (50% do peso máximo tolerável de um determnado aparelho) e conduzidas até a fadiga moderada. Um longo intervalo deve ser garantido entre as séries e os exercícios.

Postado por: Felipe Pinheiro

veja também