Atividade Física - O alimento é o principal combustível

Atividade Física - O alimento é o principal combustível

Atualizado: Terça-feira, 8 Julho de 2008 as 12

Que o alimento é o combustível para o nosso organismo você já sabe, ele é o principal aliado na hora de praticar atividade física. Mas a dúvida que sempre fica é qual alimento devemos comer antes de determinada atividade e qual é melhor quando terminarmos o treino.

É muito importante saber "o que" e "quando", pois um alimento consumido na hora errada pode levar o treino por água abaixo.

Frutas secas - ricas em carboidrato simples, boas opções para antes pois, funciona como combustível para o organismo. A quantidade de fibra não chega a atrapalhar o exercício.

Barra de cereais - ricas em fibras e carboidratos complexos, por isso não viram energia tão rapidamente. Entram na corrente sanguínea de forma gradativa, garantindo mais pique, por mais tempo. Para comer e não ter incômodos consuma o alimento uma hora antes do exercício. Boa opção para quem faz atividade antes do almoço ou jantar e precisa de um lanchinho rápido entre as refeições.

Barra de proteínas - Não é indicada para praticantes de exercícios aeróbicos, como a caminhada, por exemplo. É indicada para esportistas que precisam reforçar o consumo diário de proteína. Para pessoas comuns e não os atletas, uma alimentação saudável supre a necessidade. Além do mais, não serve para antes dos exercícios, pois não é boa fonte de energia e ainda dificulta a queima de gordura. Quem precisa dela, deve consumi-la após a atividade de força, como a musculação.

Chocolate - Tem quem pense que é ele é boa fonte de energia, e que será melhor comê-lo e depois é só correr para academia queimar as calorias. Mas antes dos exercícios ele só causa problemas: rico em gordura sua digestão pode atrapalhar os exercícios e a grande quantidade de açúcar faz os níveis de glicose subirem e descerem muito rápido isso pode levar há uma hipoglicemia, causando tontura, fadiga e indisposição, acaba seu pique para malhar.

Doces em geral podem ser consumidos sem dar dor na consciência, se for logo após as atividades físicas. Eles servirão para repor o glicogênio perdido, mas se idéia é emagrecer, um pedaço apenas, de vez em quando, é suficiente. Pois eles continuam sendo bastante calórico, principalmente o chocolate.

Bebidas isotônicas - Boa fonte de energia, mas só é necessária para atividades que se prolonguem por mais de uma hora. Senão, o organismo deixa de queimar gordura corporal para usar o açúcar da bebida, como fonte de energia, porque acaba sendo mais fácil. Em caso de atividades mais leves, apenas água serve para hidratar.

Frutas - Antes do exercício, prefira sem casca para não atrapalhar a digestão. Elas servem também para depois das atividades, mas a quantidade pode não ser suficiente para matar sua fome, então só mesmo se a próxima refeição estiver longe. A banana é ótima opção para antes do exercício, pois é fonte de carboidrato, mas nem todos se sentem bem, é verificar para ver.

Iogurte - Fonte de proteína. Legal para depois do exercício, para recuperar os músculos. Como contém carboidrato também, ajuda a repor as energias também.

Biscoito salgado - Duas unidades é a quantidade ideal principalmente se você vai lanchar e já sair malhar, pois fornece energia rápida. Mais do que isso pode sobrecarregar o organismo e isso dificulta a queima de gordura.

Cereal com leite - Se for antes, deve ser pelo menos uma hora e meia antes. Essa combinação fornece proteína para manutenção da musculatura e carboidratos que dão energia para o corpo. Se consumido próximo ao treino vai pesar no estômago e dificultar o seu rendimento. Para quem malha cedinho é uma ótima opção pós treino, mas aí pode ser consumida logo em seguida.

Lanche com peito de peru - Combinação perfeita pós-treino. O pão repõe a energia e a proteína do peito de peru ajuda a recuperar os músculos. Se for consumido como lanche antes do treino a dica é a mesma do cereal com leite, uma hora e meia antes.

Postado por: Claudia Moraes

veja também