Atividades aeróbicas melhoram a qualidade do sono?

Atividades aeróbicas melhoram a qualidade do sono?

Atualizado: Segunda-feira, 4 Agosto de 2008 as 12

Atividades aeróbicas melhoram a qualidade do sono?

Todo mundo sabe que exercícios físicos ajudam no rendimento físico, fortalecem os músculos, baixam o colesterol, previnem doenças cardiovasculares e respiratórias e também reduzem e controlam o peso. Se, apesar de ter esse conhecimento, você ainda não começou a praticar atividades físicas, saiba que, além disso, melhoram a qualidade do sono, segundo uma pesquisa realizada pelo Centro de Estudos em Psicobiologia e Exercício (Cepe) da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp).

Apesar de pesquisas relacionando uma noite bem dormida a exercícios físicos não serem novidade, poucos médicos indicam a prática para auxiliar no tratamento de distúrbios do sono, que estão diretamente ligados à diminuição da memória, da concentração, a mau humor, irritabilidade, fadiga física e alterações metabólicas, endócrinas e quadros hipertensivos. Um dos distúrbios mais comuns é a insônia. Cerca de 1/3 da população adulta diz ter dificuldades em iniciar e/ou manter o sono; entretanto, apenas 10% dessa população possuam queixas crônicas.

Segundo a especialista, uma das justificativas para a hipótese relatada é que o exercício está relacionado à liberação de diversos hormônios, como a serotonina cerebral e betaendorfina. "As duas substâncias estão ligadas à melhora da ansiedade e à amenização dos sintomas de depressão", acredita.

A pesquisadora Giselle Soares Passos, mestranda em Ciências pelo Departamento de Psicobiologia da Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP) e uma das participantes do estudo, afirma que a primeira fase da pesquisa, realizada no final do ano passado, mostrou que realmente as pessoas que sofriam com distúrbios do sono melhoram seus problemas com exercícios aeróbicos (por exemplo: caminhada, bicicleta, corrida).

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